A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro (LPCC.NRC) promoveu, ao longo do mês de outubro, várias ações “Outubro Rosa” – mês de prevenção do cancro da mama. Além da 15.ª edição das caminhadas “Pequenos Passos, Grandes Gestos®” (PPGG), com grande adesão na Guarda, destaque ainda para a celebração do 20.º aniversário da Extensão do Movimento Vencer e Viver deste concelho da LPCC. No total, angariou com todas as ações desenvolvidas, cerca de 40 mil euros para o apoio à mulher com cancro da mama.
Em 2022, no nosso país, estima-se que cerca de 9.200 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama. Com o intuito de sensibilizar e ampliar o conhecimento sobre a temática, a LPCC.NRC promoveu, ao longo do mês de outubro, palestras, ações de educação para a Saúde e de sensibilização, ações de promoção o exercício físico, entre outras, perfazendo um total de cerca de duas centenas de iniciativas só na região Centro.
Na Guarda, este ano, o “Outubro Rosa” foi um mês (ainda) mais especial. Além das habituais atividades desenvolvidas no âmbito daquele que é o mês de prevenção do cancro da mama, a Extensão do Movimento Vencer e Viver (MVV) da Guarda da LPCC celebrou 20 anos. Para assinalar este aniversário, o MVV organizou o Sorteio em rifas “20 anos, 20 prémios”, com ofertas de instituições, empresas e/ou particulares do concelho e do distrito, que quiseram contribuir para esta causa como forma de reconhecimento.
Também organizada pelo MVV, teve lugar a Tertúlia “Mover Para Viver” – sobre a importância da saúde física e mental e do exercício físico na prevenção de doenças oncológicas (com especial enfoque no cancro da mama) e promoção do bem-estar, contando com a intervenção de especialistas na área -, além da habitual caminhada “Pequenos Passos, Grandes Gestos®”, que decorreu a 11 de outubro (no mesmo dia do sorteio), simultaneamente em sete cidades da região Centro.
À margem destas ações, outras tantas existiram organizadas por entidades, e com o apoio da comunidade, que contaram com a participação dos voluntários da LPCC.NRC, nomeadamente, com a disponibilização de material “Outubro Rosa” para algumas iniciativas, participação em caminhadas, sessões de esclarecimento e convívios.
Terminado o “Outubro Rosa”, o concelho da Guarda angariou, no âmbito desta campanha, 39.795,93 euros, valor inédito que reflete o enorme envolvimento da comunidade nesta causa e no apoio à missão da LPCC.
Recorde-se que, se diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%. A prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para o aumento da sobrevivência e manutenção da qualidade de vida. Ações como as desenvolvidas na Guarda, com o contributo inestimável da população, são imprescindíveis para a continuidade do trabalho desenvolvido pela LPCC.NRC, que aproveita para agradecer a generosidade dos guardenses no “Outubro Rosa”.













Comentários