O município de Gouveia vai promover, no dia 18 de setembro, um sábado, pelas 08:30, uma caminhada pelo percurso rural do Roteiro Vergiliano, na localidade de Melo, terra natal do escritor.
Segundo a autarquia, o percurso pedestre “PR4 – Rota Rural do Roteiro Vergiliano”, está inserido na Rede Municipal de Percursos Pedestres do tipo Pequena Rota (PR) e constitui “uma proposta para os participantes contactarem com os locais de referência que marcaram a relação de Vergílio Ferreira com Melo, a sua aldeia natal, havendo oportunidade para a leitura de excertos de textos do escritor, ao longo de todo o percurso”.
O autor de “Manhã Submersa” nasceu na aldeia de Melo, no concelho de Gouveia, na Serra da Estrela, no distrito da Guarda, a 28 de janeiro de 1916 e morreu a 01 de março de 1996.
“O Roteiro Vergiliano está implantado na freguesia de Melo, circundando a aldeia natal deste importante artífice da língua portuguesa do século XX; focado na componente rural e paisagística desta antiga vila da época moderna, num percurso circular de nove quilómetros”, acrescenta.
De acordo com uma nota da autarquia de Gouveia, presidida por Luís Tadeu, o Roteiro Literário de Vergílio Ferreira “recupera e reconstrói a memória das gentes desta aldeia do concelho de Gouveia, dos seus costumes, histórias e sentimentos, valorizando o património e a paisagem que o autor de ‘Até ao Fim’ recriou nas páginas dos seus livros”.
A caminhada do dia 18 de setembro começa pelas 08:30 e o ponto de encontro dos participantes será no Chão do Paço, em Melo.
O percurso terá uma duração de cerca de três horas e um grau de dificuldade média.
A participação na iniciativa está limitada a 40 pessoas.
As inscrições, que são obrigatórias, deverão ser efetuadas até às 12:00 do dia 17 de setembro, no Posto de Turismo de Gouveia.
Comentários