Uma exposição individual de pintura de Gira – nome artístico de Gil Ramos – é a proposta da Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha para o mês de abril. A inauguração tem lugar no dia 1 de abril, sexta-feira, pelas 18:00, com entrada gratuita.
A mostra – denominada simplesmente “Gira” – é composta essencialmente por retratos de realismo espontâneo, um subgénero do realismo, que envolve uma combinação de arte abstrata, com esquemas de cores ousadas e traços evidentes de pincel. A foto original é referenciada e depois recriada com uma palete de cores irrealista.
Gil Ramos nasceu em Penafiel em 1958. É um homem de várias paixões, desde a arquitetura à arte, passando pela gastronomia e pela música. Gosta de ouvir Música Clássica e Jazz, mas adora Flamengo e Salsa. O filme da sua vida? -“Les Miserábles,” de Victor Hugo. Adora pintar, ler filosofia, ir à pesca, mesmo quando não pesca nada. Gosta do silêncio das igrejas vazias.
Detesta a incompetência e a mediocridade. Gosta de uma boa tertúlia com presunto, queijo da serra, pão saloio e um bom tinto. Adora as pessoas, saber o que faz a malta nova, o que ouve, o que estuda,… o que querem ser quando forem grandes? Na pintura gosta de realismo espontâneo e tem por lema: “procurar a cor perfeita na esperança de nunca a encontrar”.
Comentários