DestaqueViseu

Gestor Domingos Nascimento encabeça movimento independente União por Tarouca

0

O gestor Domingos Nascimento encabeça o movimento independente União por Tarouca, que nas próximas eleições autárquicas quer construir um novo modelo de governação local naquele concelho do norte do distrito de Viseu.

Domingos Nascimento, que nas eleições legislativas de 2022 foi o número cinco da lista de candidatos do PSD pelo círculo eleitoral de Viseu, lidera um movimento independente que integra pessoas provenientes de diferentes realidades políticas e partidárias e outras sem qualquer atividade política prévia.

O objetivo é “construir uma alternativa de governo local, com propostas transformadoras” em áreas como a saúde, a cultura, a agricultura e a economia local e com foco nos idosos e nos jovens.

O movimento acredita que, se conseguir “roubar” a Câmara ao PSD, será possível “transformar as dez freguesias de Tarouca numa cidade-território sustentável, viva e coesa, capaz de fixar população, gerar rendimento e garantir qualidade de vida para todos”.

Para resolver os problemas da área da saúde, os independentes apresentam como soluções um “centro de saúde alargado”, com reforço das valências, mais médicos e um novo modelo de funcionamento, a construção de raiz de um hospital de retaguarda e a “Via Saúde”, para promover o exercício físico e a reabilitação cardíaca com apoio clínico.

No que respeita a medidas destinadas à população idosa, defendem a existência de cuidadores profissionais em todas as freguesias, sem que tal implique custos para os utentes, e a criação do sistema de transporte a pedido “Vou e volto”, que ficaria disponível para todas as localidades do concelho.

Já para os mais jovens, pretendem disponibilizar o Parque de Inovação e Ciência, uma “estrutura multifuncional para ciência, investigação, ensino pré-universitário e empreendedorismo”.

A autarquia é atualmente presidida por Valdemar Pereira (PSD), que está no seu terceiro e último mandato.

Nas eleições autárquicas de 2021, o PSD venceu com 59,68% dos votos (três mandatos) e o PS obteve 33,79% dos votos (dois mandatos).

Notícias do Centro | Lusa

Detido suspeito de atear fogo em Oliveira de Azeméis

Notícia anterior

Ministério Público investiga alegada tortura a testemunha no caso de homicídio de grávida da Murtosa

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque