De 22 a 26 de novembro, os Aromas e Sabores de Montanha vão estar à mesa dos restaurantes do concelho. Ao todo são 19 os restaurantes que, durante cinco dias, privilegiam o receituário tradicional, que tem por base a utilização dos produtos regionais.
As ementas gastronómicas têm inspiração nos saberes e sabores antigos, onde não faltam o Queijo Serra da Estrela, requeijão, enchidos, cabrito e borrego, broa e centeio, mel, entre outros.
O evento é organizado pelo município de Seia, com a parceria com a Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH– IPG), alia tradição e inovação e tem como embaixador o conceituado Chef Hélio Loureiro. Serão cinco dias de convites redobrados para apreciar e saborear o que de melhor a região tem.
Mas nem só de sabor vive a mostra. A 22 de novembro, a “Valorização dos produtos de montanha e oportunidades para a restauração” são tema de conversas informais com os profissionais do setor e o público interessado.
A iniciativa vai ter lugar no auditório da ESTH, pelas 15:00, e tem por objetivo acrescentar valor e conhecimento ao setor.
A aplicação dos produtos endógenos na Gastronomia é o tema da primeira apresentação, com o Chef Hélio Loureiro. O Chef Nelson Soares (ESTH -IPG) fará uma abordagem à “Valorização dos Vinhos do Dão da sub-região da Serra da Estrela na Gastronomia de Montanha”, e Paulo Rodrigues (Turismo do Centro) enquadrará as “Oportunidades de financiamento para a restauração”.
Finalizadas as intervenções, os produtores do concelho convidam os presentes a provar os vinhos do Dão, Sub-região da Serra da Estrela.
Associado à mostra de gastronomia, o Mercado Municipal recebe no fim de semana (dias 25 e 26) o “Mercado de Sabores”.
A iniciativa vai ter lugar entre as 10:00 e as 17:00 e é uma oportunidade para adquirir os produtos e frescos locais, mas também para saborear e aprender receitas tradicionais.
No sábado, as oficinas “Sabores das nossas Avós” são dedicadas às Plantas Aromáticas e Comestíveis (11:00), com Ludovina Margarido, e às Calhorras à moda de Loriga (15:30).
No domingo, no mercado serão cozinhados “Torresmos à moda de Travancinha” (11h) e “Carolos à moda de Torroselo” (15:30).
O “Mercado de Sabores” também contará com momentos de degustação com a Confraria do Requeijão com doce de Abóbora e a Confraria da Broa e do Bolo Negro de Loriga.
Em complemento à Mostra de Gastronomia, será ainda possível visitar as adegas de vinho dos produtores António Madeira (sábado, entre as 10:00 e as 12:00) e Quinta do Escudial (no domingo entre as 15:00 e as 17:00).
No decorrer da mostra, a Biblioteca Municipal de Seia terá em destaque acervo dedicado à Gastronomia Tradicional.
Comentários