O Museu de Lanifícios, na Covilhã, recebe, no sábado e domingo, o Fórum Turismo Industrial, para refletir sobre o papel da lã na construção da paisagem e como pode ser promovido um turismo sustentável e inovador.
O evento, promovido pela Universidade da Beira Interior e pelo Estrela Geopark Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), tem como tema “A lã na paisagem da serra da Estrela”.
Segundo a organização, o fórum visa fomentar um diálogo abrangente e relacionar um património natural, cultural e identitário com a sustentabilidade e o turismo industrial na região da serra da Estrela.
Em comunicado enviado à agência Lusa, a organização sublinhou que o evento tem uma abordagem multidisciplinar e as sessões focam-se nas tradições e práticas ligadas à lã, “que moldam a paisagem natural, a identidade cultural e socioeconómica da região”.
O Fórum Turismo Industrial tem início com uma palestra do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, na manhã de sábado, a que se seguem três sessões de discussão.
O evento, estruturado em sessões temáticas e visitas de campo, explora o potencial da lã, recurso natural e cultural da serra da Estrela, “como fio condutor para experiências turísticas autênticas, dinamizando a economia local e reforçando a ligação entre história, território e indústria viva”.
A forma como esse legado se articula com a recuperação sustentável da região após o grande incêndio de 2022 na região é outro dos propósitos, assim como examinar o impacto do setor têxtil e do design como motores de desenvolvimento sustentável.
A relação entre o turismo e a indústria viva, destacando como estas áreas se complementam para fortalecer a identidade local, dinamizar negócios e fomentar um turismo autêntico na região será também motivo de discussão.
O programa inclui visitas a diferentes espaços culturais e naturais na Covilhã, distrito de Castelo Branco, e na serra da Estrela.
Na sessão de abertura participam o reitor da UBI, Mário Raposo, o presidente do Estrela Geopark, Flávio Massano, o presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, e o secretário executivo da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, António Miraldes.
Comentários