DestaqueGuarda

Fornos de Algodres: Rota vai potenciar turismo ao longo da EN16 entre Aveiro e Vilar Formoso

0

Várias entidades estiveram hoje reunidas em Fornos de Algodres, no distrito da Guarda, com o objetivo de prepararem um projeto para potenciar o turismo ao longo da Estrada Nacional 16 (EN16), que liga Vilar Formoso a Aveiro.

O encontro serviu para potenciar o produto turístico “EN16”, considerado um projeto “estruturante” para o concelho de Fornos de Algodres e para a região, como referiu à agência Lusa o presidente da autarquia, Manuel Fonseca.

Segundo o autarca anfitrião, participaram na reunião representantes do Turismo Centro de Portugal, do Turismo de Portugal, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, das Comunidades Intermunicipais da Região de Aveiro, Viseu Dão Lafões e Beiras e Serra da Estrela e dos municípios de Aveiro, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Águeda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Guarda, Pinhel, Almeida, Viseu, Vouzela, Mangualde, Oliveira de Frade e São Pedro do Sul.

De acordo com Manuel Fonseca, a reunião em Fornos de Algodres surgiu no seguimento de uma outra realizada em Vouzela, em dezembro de 2021.

O projeto de criação da rota turística envolve todos os municípios por onde a EN 16 passa e o objetivo é criar “um produto turístico que potenciasse tudo o que de bom existe” nos concelhos abrangidos.

O responsável referiu que a rota turística que está em preparação “é um produto muito idêntico” ao que já existe em relação à Estrada Nacional 2 (EN2).

“Há algumas diferenças, uma vez que a EN16 é uma estrada mais pequena, que permite percursos mais pequenos, mas entendemos, tendo em conta o historial desta estrada, quando foi construída, e a importância que teve para esta região do interior, que devíamos potenciar este produto”, justificou.

O projeto, que também envolve a Infraestruturas de Portugal, permitirá que futuramente a EN16 faça parte das rotas turísticas nacionais e seja “um ponto de interesse” para os visitantes da região.

No caso de Fornos de Algodres, o presidente da autarquia lembrou que o percurso da EN16 tem cerca de seis quilómetros e “todos eles são mesmo junto à vila”.

“É um projeto que tem muitas pernas para andar e será importante não só para o concelho de Fornos de Algodres, mas também para os outros concelhos onde a EN16 passa”, disse, lembrando que no distrito da Guarda a via também atravessa os municípios de Celorico da Beira, Guarda, Pinhel e Almeida.

No âmbito da iniciativa, no início da próxima semana, em Viseu, será assinado um protocolo pelas Comunidades Intermunicipais de Dão Lafões, Aveiro e Beiras e Serra da Estrela.

A EN16 atravessa 14 municípios dos distritos de Guarda, Viseu e Aveiro e tem uma extensão de 220 quilómetros.

Notícias do Centro | Lusa

Seca: Reaproveitamento de águas não potáveis entre as medidas aprovados pela Região de Leiria

Notícia anterior

Figueira da Foz prepara expansão do corredor verde do Vale das Abadias

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque