Entre 20 e 24 de março, o Município da Guarda organiza a iniciativa “Educar na Natureza”, um programa que comemora a Semana da Floresta, da Poesia, da Água e da Meteorologia com diversas atividades direcionadas aos alunos dos Agrupamentos de Escolas Afonso de Albuquerque e Sé e da Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca.
As atividades iniciam-se a 20 de março com a iniciativa Eco-Água. Uma degustação de águas aromatizadas que visam promover o consumo de água da torneira em detrimento dos refrigerantes, incutindo nos alunos o gosto e a importância para o consumo da água da torneira. A iniciativa decorrerá até 24 de março nas escolas dos agrupamentos Afonso de Albuquerque e Sé.
No Dia Internacional da Floresta e também da Poesia, 21 de março, durante a manhã cerca de 300 alunos do 2º ano do 1º ciclo irão plantar 100 árvores na área envolvente da Torre de Menagem. A iniciativa contará com animação teatral por parte da Associação Hereditas e com uma demonstração de meios por parte das equipas de Sapadores Florestais, Bombeiros Voluntários da Guarda, GIPS – GNR, Proteção Civil Municipal e PSP. Por esta ocasião serão ainda declamados três poemas pelos alunos participantes sobre a Floresta/ Ambiente. Ainda no mesmo dia, pelas 11h30, decorrerá na Biblioteca Escolar Carvalho Rodrigues da C+S de S. Miguel uma Oficina de Declamação de Poesia “Palavras que nos Beijam” direcionada para os alunos do sétimo ano.
No Centro Comercial La Vie será inaugurada, pelas 15h00, a Exposição “A Floresta é nossa, vamos cuidar do Futuro”. A mostra incide sobre a temática a prevenção dos incêndios florestais e no combate à vespa asiática e conta com a parceria do Centro Comercial, do ICNF, da GNR e dos Sapadores Florestais.
Às 16h30, na Capela da Póvoa do Mileu serão plantadas três árvores no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). No final os jovens ligados às jornadas interpretarão o hino das JMJ.
Nas freguesias rurais do concelho serão plantadas árvores oferecidas pelo Município, em articulação com as Juntas de Freguesia e respetivas escolas de 18 a 21 de março. Trata-se de ação simbólica que pretende alertar para a importância da Floresta.
No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, na Quinta da Maunça, às 10h00, serão realizadas várias atividades de educação ambiental e uma demonstração de meios da UEPS.
Nos dias 23 e 24 de março, na Quinta da Maunça, os alunos dos agrupamentos de escolas serão desafiados para uma série de atividades de educação ambiental como: percursos interpretativos, a elaboração coletiva de um Herbário, entre outras atividades.
No Dia Mundial da Meteorologia, 23 de março, o Café Concerto do TMG, será palco da palestra “Alterações Climáticas”, pelas 18h00. O colóquio contará com vários oradores ligados à área do ambiente: Fernando Correia, docente da Universidade de Aveiro, Biólogo e Ilustrador Científico; Flávio Massano, presidente do Geoparque Estrela e presidente da Câmara Municipal de Manteigas; Nuno Bravo, diretor Administração da Região Hidrográfica do Centro; Joaquim Brigas, presidente do IPG; Vítor Baía do Clube de Montanhismo; Capitão Renato Figueiredo, da EUPS Guarda; e Rafael do ICNF.
Um programa extenso e heterogéneo com que o Município da Guarda pretende sensibilizar as crianças, os jovens, e a comunidade em geral, para a crise climática e para a importância de preservar esta “casa” em que habitamos e a que chamamos Planeta Terra.
Comentários