O Fim de Ano em Coimbra apresenta, na edição de 2024, um formato inédito, com quatro dias de concertos. A partir de 28 de dezembro passam pela cidade nomes consagrados em diversos géneros musicais, como Matias Damásio, Richie Campbell, Pete tha Zouk, Kura, Deejay Kamala e a banda Átoa, entre muitos outros.
As festividades incluem um total de 17 concertos em três palcos no coração da Baixa da cidade e, como não poderia deixar de ser, o lançamento do fogo de artifício no rio Mondego a assinalar a chegada de 2025. O acesso a todos os espetáculos é, como habitual, gratuito.
O evento foi apresentado hoje, dia 8 de novembro, no Café Santa Cruz, pelo presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, pelo vice-presidente Francisco Veiga, pelo presidente da União das Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos, e pela presidente da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, Assunção Ataíde.
São mais de 30 horas de música, 17 espetáculos, 14 artistas e três palcos que prometem fazer do Fim de Ano em Coimbra um evento memorável em 2024. Este ano, e pela primeira vez, o programa tem início a 28 de dezembro, com atuações diárias na Baixa da cidade, que este ano volta a ser o epicentro da animação.
Com as obras em curso na zona da Portagem praticamente concluídas, o palco principal regressa ao local de sempre e o mesmo acontece com os espetáculos na Praça do Comércio e na Praça 8 de Maio. Depois de se estrear na edição do ano passado, o Mercado Municipal D. Pedro V entra, novamente, no roteiro do Fim de Ano em Coimbra, apresentando um programa que traz a palco o melhor dos ritmos brasileiros.
O programa volta a apresentar propostas de grande qualidade, ecléticas e pensadas para agradar a todos os públicos, nas quais se incluem artistas da cidade, numa clara demonstração de apoio à produção artística local, que ganha visibilidade naquele que já é um evento incontornável a nível nacional. O acesso a todos os espetáculos é, como habitual, gratuito.
A Matias Damásio e Pete Tha Zouk, que atuam na noite mais aguardada do ano, juntam-se nomes consagrados como os de Richie Campbell (30 de dezembro), Kura (29 de dezembro), Deejay Kamala (30 de dezembro) e Átoa (31 de dezembro), assim como os conimbricenses Pedro Carrilho (30 de dezembro), Patrick Assis (29 de dezembro), Rui Tomé e Luís Pinheiro (31 de dezembro). Como não poderia deixar de ser, a Revival Music, na Praça 8 de Maio, continua a ser um dos pontos altos da última noite do ano.
A grande festa tem início a 28 de dezembro com a música eletrónica em plano de destaque. A partir das 21:30, a Praça do Comércio recebe o DJ Diogo Duarte, terminando a noite com o DJ Nelson Cunha.
A 29 de dezembro, novamente na Praça do Comércio e a partir das 21h30, a dose repete-se com o DJ conimbricense Patrick Assis a aquecer o público para a atuação que se segue, a do consagrado DJ Kura, referência da música eletrónica no panorama nacional e internacional. A noite termina com Patrick Assis novamente em palco.
O Largo da Portagem é o epicentro do programa de 30 de dezembro, que tem como ponto alto, às 23:00, o concerto de Richie Campbell, um dos artistas portugueses mais aplaudidos da atualidade. Segue-se às 00h15 o Deejay Kamala, já provas dadas no panorama da música eletrónica. A abrir a noite, pelas 21:30, é a vez do DJ conimbricense Pedro Carrilho.
O último dia do ano promete animação em quatro locais diferentes da Baixa da cidade. A abrir o programa, às 21:30, no Largo da Portagem, está a dupla de DJ’s conimbricenses Rui Tomé e Luís Pinheiro. À mesma hora, mas no Mercado Municipal D. Pedro V, atua o grupo +Samba. Uma hora depois, pelas 22:30, os Átoa sobem ao palco da Portagem iniciando a programação da grande noite de fim de ano.
Como manda a tradição, a chegada de 2025 é assinalada junto ao Mondego à meia-noite em ponto, com o lançamento do fogo de artifício, quem tem uma duração de dez minutos e promete encher de cor e brilho os céus da cidade. Segue-se o concerto de Matias Damásio, um dos mais consagrados músicos angolanos. O programa do palco principal termina com o DJ Fabior, que inicia a sua atuação às 1h45.
No palco da Praça do Comércio, a música eletrónica promete animar o público durante quase cinco horas. Os DJ’s Meninos da Vadiagem abrem as hostilidades às 0:15, seguindo-se as atuações do multipremiado produtor e DJ algarvio, Pete Tha Zouk, e do conimbricense Nuno Botelho. Já na Praça 8 de Maio, a Revival Music arranca às 0:15 para uma discoteca a céu aberto com uma playlist totalmente dedicada aos grandes hits dos anos 80 e 90. Uma verdadeira viagem no tempo, com um alinhamento que privilegia os melhores temas de grandes artistas nacionais e internacionais.
Considerado um dos melhores eventos do género no país, o Fim de Ano em Coimbra vem ao encontro da estratégia de animação e de promoção urbanas definida pelo executivo municipal, contribuindo, desta forma, para a criação de uma imagem mais forte e atrativa da cidade, reforçando a sua competitividade turística e estimulando a economia local.
Comentários