AveiroPrazeres

Filme de Sérgio Godinho tem honras de abertura do Festival DO PÃO

0
DR

O Cineteatro Alba acolhe quarta-feira, 28 de maio, a cerimónia de abertura DO PÃO – Festival Internacional de Cinema Documental.

A iniciativa decorre até domingo, 1 de junho, em Albergaria-a-Velha, e conta na abertura com a exibição do filme “Era Uma Vez no Apocalipse”, de Tiago Pimentel, que tem a particularidade de ter sido rodado em Albergaria-a-Velha.

Luís Sequeira, famoso figurinista nos EUA, onde por 2 vezes foi nomeado para os Óscares, foi o responsável por o filme ter sido rodado nas paisagens de Albergaria, terra dos seus familiares. No filme, Sequeira assina o design de produção e os figurinos.

Protagonizado por Sérgio Godinho, que por esta interpretação foi distinguido com o Prémio de Melhor Ator no último Festival AVANCA, conta também com Paulo Calatré e Mariana Pacheco nos principais papeis.

A história do filme passa-se após uma guerra nuclear, onde os regimes totalitários perturbam a ordem mundial.

Ernesto (Sérgio Godinho) esconde um segredo e, quando um inspetor do governo lhe aparece à porta, desenrola-se um jogo de gato e rato, com potencial para acabar em tragédia.

Na cerimónia de abertura intervirá ainda Daniel Tércio, autor natural de Aveiro e académico da Universidade de Lisboa, que irá apresentar o seu livro “Linhas de Tensão”.

Este momento associa-se ao workshop “Amassar coisas, imaginar o futuro” que a conhecida coreógrafa Vera Mantero irá dirigir ao final da tarde da mesma quarta-feira e também no Cineteatro Alba.

Esta oficina procura estimular a criatividade dos participantes e, tal como o filme de abertura, procura uma visão prospetiva do futuro próximo (2028 surgirá como baliza cronológica).

A Cerimónia de Abertura do festival contará ainda com a exibição das primeiras curtas metragens em competição, vindas do Brasil e da China, onde o pão é o mote de todos os filmes.

O primeiro dia do festival irá iniciar-se com uma exibição especial da longa-metragem “Já Nada Sei”, que Luís Diogo rodou no concelho vizinho de Oliveira de Azeméis.

Este filme tem na poesia de António Gedeão uma presença marcante. A poesia irá estar de novo presente no festival DO PÃO, no sábado, com a apresentação do livro “Até ao Nada”, do poeta António Souto.

DO PÃO – Festival Internacional de Cinema Documental participa da grande festa que todos os anos acontece no centro de Albergaria-a-Velha com o Festival do Pão de Portugal, reunindo o melhor do pão do nosso país.

Ambos os festivais são eventos do Município de Albergaria-a-Velha e o festival de cinema tem organização do Cine Clube de Avanca com o apoio do ICA, Ministério da Cultura.

Feira da Laranja de Sejães contará com a maior torta de laranja de Portugal

Notícia anterior

Empresa espanhola investe 45 ME em central de biogás em Celorico da Beira

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro