A curta-metragem de animação “Hurikán”, do checo Jan Saska, recebeu o prémio de Melhor Filme no HaHaArt Film Fest, festival de cinema de humor de Pombal, no distrito de Leiria, que termina hoje.
Estreado em 2024, “Hurikán” é uma coprodução conjunta da Eslováquia, Bósnia-Herzegovina, Chéquia e França, que conta a história de um porco que vai comprar cerveja e se apaixona pela vendedora.
Segundo a organização do HaHaArt Film Fest, o prémio para “Melhor Filme” justifica-se pela “complexidade narrativa e cinematográfica” de “Hurikán”, que revela “um grafismo irrepreensível e uma animação surpreendente”.
A mesma curta-metragem mereceu também as preferências dos espectadores, que lhe atribuíram o Prémio do Público.
O festival, organizado pelo Cineclube de Pombal, premiou ainda nesta quarta edição “Mónica e os ovos de chocolate”, de João Ferreira, como Melhor Filme Nacional, “pela eficácia da sua comédia bizarra”, complementada pela “magistralidade da sua linguagem visual, ainda por mais executada em apenas dois dias”.
Na área da realização, os troféus foram para Daniel Soares, com “Bad for a moment” (Melhor realizador nacional) e para o polaco Michal Toczec, com “Be somebody” (Melhor realizador internacional).
O júri constituído pelos realizadores André Azevedo e Joana Toste, pelo diretor do festival FEST – Novos Realizadores | Novo Cinema, Fernando Vasquez, pela crítica de cinema Rita Cadima de Oliveira e pelo escritor Paulo Moreiras decidiu ainda atribuir menções honrosas a “Make me a pizza”, da norte-americana Talia Shea Levin, “Gender Reveal”, do canadiano Mo Matton, e “T-Zero”, do português Vicente Nirō.
Nesta edição, em que foram exibidos mais de 70 filmes, 34 curtas-metragens estiveram a concurso nas cinco categorias competitivas.
O HaHaArt Film Fest termina hoje à noite, com a exibição dos filmes premiados no Teatro-Cine de Pombal, a partir das 21:30.












Comentários