Prazeres

Figuras históricas da região Centro inspiram nova edição da revista Munda

0

Inês de Castro, Rainha Santa Isabel, Padre Estêvão Cabral e outras figuras históricas da região Centro motivam alguns dos estudos divulgados na nova edição da revista cultural Munda, que é hoje apresentada em Coimbra.

“Este segundo número da II Série da Munda é dedicado a grandes figuras de Coimbra e da região, como Inês de Castro, Rainha Santa Isabel, Padre Estêvão Cabral, Jaime Cortesão e Mário Nunes”, disse o diretor da publicação, António Apolinário Lourenço, à agência Lusa.

O professor aposentado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) adiantou que a revista, fundada pelo Grupo de Arqueologia e Arte do Centro (GAAC), em 1981, “narra também a passagem pela região de uma figura tão ilustre como a novelista policial Agatha Christie”.

“Outras significativas figuras históricas são evocadas através de um notável conjunto de fotografias antigas reunidas e anotadas por Alexandre Ramires”, salientou.

Editada pelo GAAC, que em 2023 retomou a sua publicação após um interregno de vários anos, a Munda, desta vez, inclui ainda “artigos sobre o património arqueológico regional e a cronologia ilustrada” das principais atividades do GAAC, cuja direção é presidida pelo engenheiro Valdemar Rosas.

Colaboram igualmente José Amado Mendes, Lídia Barata, José Azevedo e Silva, Pedro Miguel Gon, António Ribeiro Rebelo, Júlio Manuel Pereira, Aires Henriques e Francisco Rodeiro.

António Apolinário Lourenço realçou que também o poeta Luís de Camões, que estudou em Coimbra e cujos 500 anos do nascimento estão a ser comemorados, “colabora involuntariamente com a transcrição das estrofes” dedicadas, na obra épica ”Os Lusíadas”, a Inês de Castro, que, segundo a lenda, foi assassinada em Coimbra, na margem esquerda do rio Mondego.

A revista é apresentada hoje, às 18:00, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra, por Ricardo Lino, ex-dirigente do GAAC e deputado do PS.

Notícias do Centro | Lusa

Guarda: Plenergy quer investir 25 milhões em postos de abastecimento em Portugal nos próximos dois anos

Notícia anterior

Duas estreias na mostra de dança contemporânea New Age New Time em Viseu

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Prazeres