Coimbra

FICABEIRA: mais expositores, novas atrações e esperança para a Serra do Açor

0

Arganil vai acolher, entre 4 e 8 de setembro, a 42.ª edição da FICABEIRA e Feira do Mont’Alto 2025. A abertura oficial do certame, um dos mais antigos e expressivos da região, está marcada para dia 4, às 18h30, com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado.

Com um investimento de aproximadamente 300 mil euros, esta edição promete ser a maior e o mais ambiciosa de sempre. O certame assume-se como um espaço de partilha e descoberta, combinando economia, cultura, gastronomia e entretenimento, ao mesmo tempo que permite conhecer de perto projetos de valorização do território, como a Floresta da Serra do Açor.

Entre as novidades, ganha destaque um espaço dedicado à Floresta da Serra do Açor, verdadeiro símbolo de esperança e resiliência após o incêndio recente que atingiu cerca de 40% do concelho e danificou parte das plantações do projeto. O stand evidencia o trabalho de recuperação e valorização da paisagem florestal, reforçando a importância de iniciativas de reflorestação e gestão sustentável, e sublinha o esforço conjunto do Município, da Jerónimo Martins, da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) e das associações de compartes na proteção e regeneração da Serra do Açor.

“O projeto Floresta da Serra do Açor foi afetado em cerca de 1.000 hectares da área plantada, mas continua a representar a resiliência do nosso território e a esperança de um futuro mais verde. A estrutura da Jerónimo Martins e da ESAC visitaram as plantações logo após o incêndio, e ficou decidido avançar-se com a replantação da área afetada na próxima época de arborização”, assegura Luís Paulo Costa. “Algumas espécies podem ainda regenerar naturalmente, graças às boas práticas de controlo da vegetação realizadas entre novembro e março. Continuaremos a trabalhar, mantendo esta forma de intervenção e gestão, essencial para garantir a regeneração e a sustentabilidade da floresta”.

Face ao ano anterior, a feira cresce significativamente, com novos espaços e uma organização renovada, que permite uma circulação mais confortável e uma experiência mais dinâmica e envolvente para os visitantes. Conta com mais do dobro de stands, totalizando mais de 100, distribuídos por empresas, instituições públicas, artesãos e associações. Destaque, ainda, para a ampliação da zona de restauração; para o espaço dedicado ao Rally – Arganil Capital do Rally, com exposição de carros; para a área dedicada à tecnologia com demonstrações de robótica e para a nova zona infantil “Fica Kids“, com insufláveis e atividades lúdicas.

Pelo palco principal vão passar alguns dos nomes mais emblemáticos do panorama musical português. O cartaz, pensado para todos os públicos, inclui Tony Carreira como cabeça de cartaz no dia 6, Bárbara Bandeira no dia 7, Marito Marques e os Vocalistas a abrir o certame no dia 4, Van Zee no dia 5 e o tributo ‘Para Sempre Marco’ a encerrar o evento, no dia 8.

Luís Paulo Costa reforça a ambição desta edição. “Estamos confiantes de que será a melhor FICABEIRA e Feira do Mont’Alto de sempre. Com mais zonas, mais expositores, atividades para todas as idades e um cartaz de excelência, este evento celebra a economia, a cultura e a tradição de Arganil, refletindo a força e a capacidade de resiliência do nosso território”.

McDonald’s abre restaurante em Oliveira de Azeméis

Notícia anterior

Bicicletas partilhadas de Leiria já fizeram mais de 86 mil quilómetros

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Coimbra