DestaqueLeiria

Festival Sinopse leva espetáculos de “dimensão mais inusitada” a Leiria e à Batalha

0

Oito espetáculos “de dimensão mais inusitada”, como caracteriza a organização, integram a programação da 12.ª edição do festival Sinopse – Festival Ator João Moital, que decorre de 01 a 30 de março em Leiria e na Batalha.

Organizado pelo Te-Ato – Grupo de Teatro de Leiria, o festival passa pela primeira vez as fronteiras da capital de distrito, levando dois espetáculos ao concelho da Batalha.

Mas a principal novidade é o alargamento do espetro da programação, explicou à agência Lusa o diretor da companhia, João Lázaro: “A grande variável que acrescentámos [a esta edição] é alargar o festival para além da atividade teatral a outro tipo de manifestações artística. Vamos fazer uma programação múltipla”, antecipou.

Convidando artistas com percursos distintos – locais, nacionais e internacionais -, o festival do Te-Ato procura “o encontro com um público plural”.

“Todas as manifestações são possíveis neste momento no festival. O Sinopse deixou de ser visto pela comunidade artística como um mero festival de teatro e passou a ser olhado com uma montra de artes performativas”, sintetizou João Lázaro.

Por isso, “aparecem [no programa] coisas tão atrevidas e inusitadas como a performance de João Soares, ‘O meu corpo’, em que ele pinta o próprio corpo, e é uma coisa que vai demorar horas” ou “fazemos coisas tão disparatadas como agarrar num texto de João Moital, ‘Diálise’ – porque ele é um homem que está a fazer hemodiálise duas ou três vezes por semana – em que ele, com o humor que o caracteriza, brinca com a iminência da morte”.

Sinopse marca também a estreia da peça do Te-Ato, “Amanhecer em Berlim”, escrita por Ana Lázaro e encenada e interpretada pelo próprio João Lázaro: “Não é exatamente o espetáculo de teatro clássico, declamatório. Se tivesse de lhe chamar qualquer coisa, chamar-lhe-ia uma instalação teatral”.

“Desta vez estamos a arriscar por essa dimensão mais inusitada e vamos lá a ver o que acontece depois”, concluiu o diretor do Te-Ato.

Um percurso musical pelo centro de Leiria, acompanhado pela acordeonista, cantora e compositiva brasileira Vitória Faria, marca o início do festival, ao final da manhã de sábado.

A peça “Amanhecer em Berlim”, pelo Te-Ato, com texto de Ana Lázaro e encenação e interpretação de João Lazaro, é apresentada em estreia no dia 07 de março, na Black Box de Leiria.

A performance “O meu corpo”, em que João Soares usa o próprio corpo como suporte para desenhos, decorre na tarde do dia 08 de março na livraria Arquivo, em Leiria. À noite, Elmano Sancho leva “Damas da noite” ao Teatro Miguel Franco, também em Leiria.

O festival Sinopse chega ao Mosteiro da Batalha no dia 09 de março, com o espetáculo musical “Asa negra”, pela dupla Maiseu.

De regresso a Leiria, na Black Box, a companhia Universo Paralelo apresenta no dia 15 de março o teatro de marionetas e formas animadas “Jacarandá”.

João Moital e o Te-Ato apresentam a leitura encenada “Diálise” no dia 22 de março, na Sala Jaime Salazar Sampaio, em Leiria.

Sinopse termina a 30 de março com “Chão de meninos”, por Lavrar o Mar, na sede do Rancho Folclórico Rosas do Lena, na Batalha.

Notícias do Centro | Lusa

Penalva do Castelo foi o concelho onde ardeu mais vinha do Dão em 2024

Notícia anterior

Empresas da Feira em projeto de 80 milhões para criar em Angola complexo industrial de saúde

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque