DestaquePrazeres

Festival Música em Leiria resiste ao mau tempo para celebrar 80 anos do Orfeão

0

 A 44.ª edição do festival Música em Leiria arranca em 07 de março com 18 espetáculos que celebram os 80 anos do Orfeão de Leiria e que procuram recuperar a normalidade numa região afetada pelo mau tempo.

O histórico festival de Leiria resistiu e manteve a programação prevista, alterando apenas alguns espaços que ficaram com marcas das tempestades.

“Devido aos recentes acontecimentos em Leiria e na região houve necessidade de fazer ajustes em alguns locais. Independentemente do que aconteceu, o festival vai arrancar no dia 07 de março e irá ter a programação prevista praticamente na sua totalidade”, explicou à agência Lusa o diretor artístico do Música em Leiria.

Segundo António Vassalo Lourenço, “infelizmente, alguns locais, nomeadamente igrejas, ficaram bastante danificados e não é possível realizar lá os concertos que estavam previstos”.

É o caso, por exemplo, do “Stabat Mater”, de Rossini, que o Coro e Orquestra da Universidade de Aveiro iam levar ao Mosteiro da Batalha.

“Devido aos acontecimentos, não será possível fazer lá”, passando para a Igreja dos Franciscanos, em Leiria.

Dois dos concertos do 4.º Ciclo de Órgão também foram alterados, devido a estragos na Sé de Leiria e, principalmente, no Santuário Nossa Senhora da Encarnação.

Na edição que celebra os 80 anos da instituição que organiza o festival, “a programação teve o cuidado de incluir alunos, ex-alunos, projetos do próprio Orfeão”, notou António Vassalo Lourenço.

O diretor artístico reconheceu que “os tempos não estão fáceis para Leiria e para a região”, mas disse esperar que o festival “tenha o êxito dos últimos anos”.

“A cultura tem também esta função – quase direi esta obrigação – de tentar trazer as pessoas à sua vida normal. É uma forma de mostrar que as sociedades estão vivas e recuperam”, sublinhou.

O festival abre no dia 07 de março, no Teatro José Lúcio da Silva, com o quarteto de saxofones francês Les DéSaXés, que une o virtuosismo à performance teatral e humorística, numa “forma de desconstruir a música clássica com muita qualidade musical e interpretativa”.

A restante programação estende-se até 23 de abril.

O concerto de encerramento é da Orquestra Filarmonia das Beiras, com o pianista Raúl Peixoto da Costa e direção de Jan Wierzba.

Pelo meio, atua em Leiria em 03 de abril a Orquestra XXI, sob a direção do maestro Dinis Sousa, num diálogo sinfónico entre Bach e Mendelssohn, e há propostas de música de câmara e sacra, com Ahora Quintet, num programa dedicado a Schubert, e do ensemble Arte Mínima.

Fora de Leiria, anuncia-se “Requiem for the Living”, de Dan Forrest, na Igreja de S. Pedro, em Porto de Mós, pelo Coro e Ensemble Instrumental do Orfeão de Leiria.

Na área do jazz, em 10 de abril o Teatro José Lúcio da Silva recebe a Orquestra Jazz de Espinho, com convidados norte-americanos: o saxofonista Seamus Blake e o trompetista Hermon Mehari.

De Espanha viaja Pangea, projeto de Abraham Cupeiro, que comanda uma viagem sonora pelas civilizações antigas, unindo instrumentos ancestrais à sonoridade do Orfeão de Leiria e da Banda Ilhense.

Esta 44.ª edição do festival recebe a estreia do Cápsula – Núcleo de Dança do Orfeão de Leiria e revela novos autores na CRIA – Mostra de Novas Criações.

Paralelamente, decorre até ao final do ano “À margem”, programação que inclui o Ciclo de Órgão de Leiria, os Dias do Jazz, Concertos Didáticos e uma gala de ópera que celebra os 80 anos da instituição.

O Ciclo de Órgão arranca em 14 de março, com o Trio Ad-HOC na Igreja dos Franciscanos, em Leiria.

Depois, a italiana Ilária Centorrino atua no Santuário de Fátima em 15 de março e Daniel Oliveira e o coro da Academia de Santa Cecília vão à Igreja do Pópulo, nas Caldas da Rainha, em 22 de março.

O organista Ricardo Toste e a soprano Eva Grava Simões atuam no mesmo espaço em 25 de março, faltando reagendar um dos concertos do ciclo.

Notícias do Centro | Lusa

CIM Viseu Dão Lafões mostra Jardim Histórico na BTL

Notícia anterior

Aprovado projeto de 10,5 milhões para ampliação da Câmara Municipal de Arouca

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque