A 10.ª edição do Fólio – Festival Literário Internacional de Óbidos arranca hoje na vila onde, durante 11 dias, perto de 800 autores e protagonizam 464 iniciativas culturais em torno do tema “Fronteiras”.
O festival congrega um total de 464 iniciativas culturais até ao dia 19, tendo como destaque a presença de dois laureados com o Prémio Nobel da Literatura: a escritora bielorrussa Svetlana Aleksiévitch e o autor sul-africano J. M. Coetzee.
Mais de uma centena de conversas entre autores e o público levam à vila, do distrito de Leiria, cerca de 800 escritores e artistas que participarão em 15 mesas de autor, tertúlias, seminários, lançamento de livros, concertos e entregas de prémios.
Pela Tenda Literária passarão as norte-americanas Anne Applebaum e Lionel Shriver, o israelita Avi Shlaim, o espanhol Fernando Aramburu, o irlandês Paul Murray e o francês Pierre Singaravélou.
O Fólio Mais, pelo segundo ano com curadoria de Candela Varas, dará a conhecer obras de escritores como Samanta Schweblin (Argentina), Natalia García Freire (Equador), Micheliny Verunschk (Brasil), Fernanda García Lao (Argentina), María Fernanda Ampuero (Equador), Gabriela Wiener (Perú), Marta Sanz (Espanha) e Abdellah Taïa (Marrocos).
Com curadoria da Fundação Inatel, a Folia levará ao palco Expresso Transatlântico, Orquestra de Jazz de Leiria, A Cantadeira, Hélder Moutinho, O Gajo, Xuxu Kalhus e a Banda Filarmónica Obidense.
Das 21 exposições programadas destaque para “PIM! – Mostra de Ilustração para Imaginar o Mundo”, que terá como convidado João Francisco Vilhena e a participação especial de Jorge Silva.
Nesta que será a primeira temporada de “um projeto enigmático”, em que Nastya Varlamova transformará a galeria Nova Ogiva “num caderno de desenho, subindo às paredes, descendo as escadas, pendurando nos varandins as narrativas que se fundem com a arquitetura” do espaço que, segundo a curadora, Mafalda Milhões, contará com textos de Gonçalo M. Tavares.
Entre as novidades desta edição contam-se o Folio Cinema – cuja programação inclui a antestreia mundial de “Nora Helmer”, obra de João Lourenço e Nuno Neves inspirada e a exibição de películas resultantes da adaptação de obras literárias ao cinema – e a parceria com a Audiogest, que organizará as ‘play talks’, um espaço de diálogo entre música e literatura com conversas em que participam Miguel Carretas, Pedro Abrunhosa, Rui Miguel Abreu, Bárbara Tinoco e Tiago Bettencourt.
O festival será ainda palco da entrega do PNI – Prémio Nacional de Ilustração e do Prémio Literário Fernando Leite Couto e do lançamento de um livro comemorativo das 10 edições.
Organizado pelo município de Óbidos, em parceria com a empresa municipal Óbidos Criativa, a Ler Devagar e a Fundação Inatel, o Fólio realiza-se desde 2015 na vila classificada como Cidade Criativa da Literatura pela UNESCO.
Comentários