Coimbra

Festival Internacional de Cinema do Circo volta à Lousã com 16 curtas-metragens

0

A segunda edição do Festival Internacional de Cinema do Circo (Palari), um “evento único na Europa”, para o qual foram selecionadas 16 curtas-metragens, vai decorrer entre os dias 19 e 21 de setembro, na Lousã.

“Depois do êxito da primeira edição, tornou-se evidente” que o festival, cuja proposta é celebrar a magia e a diversidade do circo através da grande tela, “seria para continuar”, revelou a Companhia Marimbondo, da Lousã, num comunicado enviado à agência Lusa.

Organizada pelo Museu do Circo (Momo), de Foz de Arouce, no concelho da Lousã, em colaboração com a Companhia Marimbondo e a Filmes Sem Futuro, a edição deste ano selecionou 16 curtas-metragens (das 288 submissões recebidas, de 59 países), que concorrerão ao Palari de Ouro, ficção e documentário.

O público escolherá também a obra de eleição, completando as distinções a atribuir.

As duas sessões acontecem nos dias 19 e 20 de setembro, no Momo, enquanto a sessão de encerramento terá lugar no dia 21, no Teatro Municipal da Lousã, no distrito de Coimbra.

No evento, vão estar presentes a comitiva da Capital Circus de Budapeste e a equipa criativa do filme a concurso “Stars like Pins on the Sky”, da Hungria.

“Com uma seleção cuidadosamente curada de filmes que captam a beleza, a emoção e a nostalgia do circo, os espectadores serão levados a uma jornada extraordinária através de documentários envolventes, que exploram os bastidores do circo e narrativas emocionantes que destacam as vidas dos artistas, passando por obras de ficção inovadoras e ‘sui generis’”, acrescentou.

O Palari tem como objetivo destacar e dar voz à herança cultural do circo, celebrando a arte e a cultura circense através da sétima arte.

Notícias do Centro | Lusa

Passe intermodal nos transportes intermunicipais da região Coimbra só em 2026

Notícia anterior

Portugueses alertam para importânica da formação profissional no Europeu das Profissões

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Coimbra