Castelo BrancoDestaque

Festival Fora do Lugar em Idanha-a-Nova com músicos e projetos de oito países

0

O Festival Fora do Lugar – Festival Internacional de Músicas Antigas, em Idanha-a-Nova, realiza-se entre 22 de novembro e 07 de dezembro e conta na programação com 25 propostas de várias áreas e músicos e projetos de oito países.

Na 13.ª edição, durante os nove dias do evento, que pretende ser uma proposta de diálogos entre o erudito e o popular, o antigo e o moderno, vão estar participantes do Egito, Índia, Polónia, Alemanha, Espanha, França, EUA e Portugal.

O programa contempla música, conversas caminhadas, encontros entre os músicos que visitam a região e os que estão no território, exposições, contacto com a natureza, cinema, gastronomia e um programa educativo dedicado às escolas.

O festival é promovido numa parceria entre a Câmara de Idanha-a-Nova e a Arte das Musas.

Para o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova (distrito de Castelo Branco), Armindo Jacinto, o Festival Fora do Lugar – Festival Internacional de Músicas Antigas vai ser “uma celebração da arte e da cultura”.

O autarca raiano frisou, citado em comunicado enviado pela organização à agência Lusa, que o evento é “um palco onde o passado conversa com o presente, e onde a música se eleva, entre o murmúrio das pedras e o sopro do vento”.

“Todos os lugares são lugares de criação, onde cada som e cada gesto ganham uma nova dimensão”, realçou Armindo Jacinto, autarca de Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da Música da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

As diferentes atividades realizam-se em várias freguesias do concelho.

O primeiro espetáculo está marcado para dia 22, às 21:30, quando os Bachcelona Consort & Salvat Soloists, de França, Espanha e EUA sobem ao palco da Catedral de Idanha-a-Velha.

Os concertos principais incluem, dia 23, o polaco Tomasz Plusa, que atua na Igreja da Misericórdia de Medelim, às 21:30; os franceses Duò Lavoà Lapò apresentam-se dia 29; os espanhóis Pedraza & Meirinhos dia 30, no Lagar de Zebreira; os indianos Sitar Jugalbandi dia 06, na Senhora da Azenha, Ermida, e os franceses e egípcios Michel Godard & Ihab Radwan pisam o palco dia 07, na Catedral de Idanha-a-Velha.

Em 23 e 30 de novembro e 07 de novembro músicos convidados participam nas conversas caminhadas, em que, de mapa da mão, percorrem o território e falam sobre si e o seu trabalho.

O pianista alemão Samuel Gapp dá no dia 23, às 16:30, no centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, um espetáculo no âmbito da iniciativa concerto com chá.

Em 30 de novembro realiza-se um concerto secreto, que implica inscrição obrigatória, e no dia 28 um jantar secreto, que pretende valorizar a gastronomia da região.

A localização é enviada aos inscritos com 24 horas de antecedência.

O programa completo pode ser consultado na página na Internet www.foradolugar.pt.

Notícias do Centro | Lusa

Mais de 440 profissionais disputam “Liga dos campeões das profissões”

Notícia anterior

Jornadas de etnografia juntam especialistas de seis países em Leiria

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados