O Festival Fora do Lugar – Festival Internacional de Músicas Antigas, em Idanha-a-Nova, realiza-se entre 22 de novembro e 07 de dezembro e conta na programação com 25 propostas de várias áreas e músicos e projetos de oito países.
Na 13.ª edição, durante os nove dias do evento, que pretende ser uma proposta de diálogos entre o erudito e o popular, o antigo e o moderno, vão estar participantes do Egito, Índia, Polónia, Alemanha, Espanha, França, EUA e Portugal.
O programa contempla música, conversas caminhadas, encontros entre os músicos que visitam a região e os que estão no território, exposições, contacto com a natureza, cinema, gastronomia e um programa educativo dedicado às escolas.
O festival é promovido numa parceria entre a Câmara de Idanha-a-Nova e a Arte das Musas.
Para o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova (distrito de Castelo Branco), Armindo Jacinto, o Festival Fora do Lugar – Festival Internacional de Músicas Antigas vai ser “uma celebração da arte e da cultura”.
O autarca raiano frisou, citado em comunicado enviado pela organização à agência Lusa, que o evento é “um palco onde o passado conversa com o presente, e onde a música se eleva, entre o murmúrio das pedras e o sopro do vento”.
“Todos os lugares são lugares de criação, onde cada som e cada gesto ganham uma nova dimensão”, realçou Armindo Jacinto, autarca de Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da Música da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
As diferentes atividades realizam-se em várias freguesias do concelho.
O primeiro espetáculo está marcado para dia 22, às 21:30, quando os Bachcelona Consort & Salvat Soloists, de França, Espanha e EUA sobem ao palco da Catedral de Idanha-a-Velha.
Os concertos principais incluem, dia 23, o polaco Tomasz Plusa, que atua na Igreja da Misericórdia de Medelim, às 21:30; os franceses Duò Lavoà Lapò apresentam-se dia 29; os espanhóis Pedraza & Meirinhos dia 30, no Lagar de Zebreira; os indianos Sitar Jugalbandi dia 06, na Senhora da Azenha, Ermida, e os franceses e egípcios Michel Godard & Ihab Radwan pisam o palco dia 07, na Catedral de Idanha-a-Velha.
Em 23 e 30 de novembro e 07 de novembro músicos convidados participam nas conversas caminhadas, em que, de mapa da mão, percorrem o território e falam sobre si e o seu trabalho.
O pianista alemão Samuel Gapp dá no dia 23, às 16:30, no centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, um espetáculo no âmbito da iniciativa concerto com chá.
Em 30 de novembro realiza-se um concerto secreto, que implica inscrição obrigatória, e no dia 28 um jantar secreto, que pretende valorizar a gastronomia da região.
A localização é enviada aos inscritos com 24 horas de antecedência.
O programa completo pode ser consultado na página na Internet www.foradolugar.pt.
Comentários