Viseu

Festival Educarte cruza artes plásticas com a natureza em Viseu

0

De 30 de maio a 4 de junho, o Festival Educarte convida toda a comunidade para participar em diversas oficinas, atividades e espetáculos. Esta edição conta com cerca de 700 crianças e jovens inscritos, de escolas e instituições do concelho de Viseu.

No dia 30 de maio a Quinta da Cruz, Centro de Arte Contemporânea de Viseu abrirá as suas portas a uma nova edição do Festival Educarte.

Ao longo de seis dias, até 4 de junho, o Festival apresenta uma programação diversificada, com oficinas, espetáculos de teatro e música, e outras atividades que cruzam as artes plásticas e performativas com a natureza e o ambiente.

Seguindo o modelo de edições anteriores, o Educarte irá dedicar a maioria da sua programação à comunidade escolar, ao longo da semana, reservando o fim de semana, dias 3 e 4 de junho, à participação das famílias e visitantes.

Este ano, serão cerca de 700 as crianças e jovens de escolas e instituições do concelho envolvidas, nomeadamente dos Jardins de Infância de Pascoal, Vildemoinhos, São Salvador, Abraveses e do Centro Social da Paróquia de São Salvador, do Pré-Escolar da Escola Básica Mestre Arnaldo Malho, das Escolas do 1º ciclo do ensino básico de Vildemoinhos, João de Barros e São Salvador, do Colégio da Imaculada Conceição; os alunos de Ensino Especial da Escola de Mundão, as instituições Avispt 21 e APPACDM, Vítor Fontes e a Escola Secundária de Viriato.

Durante os dias 30 e 31 de maio e 1 e 2 de junho, os petizes poderão colocar “mãos-à-obra” em diversas oficinas, nomeadamente “Azulejo Artesanal”, “O caderno de Darwin”, “Mãos na Terra”, “Recordações da Natureza em Pins”, “TACATACA TUM”, “Gravura em Tetrapack”, “Ligar à Natureza” e “Construção do Mundo”.

No Dia da Criança, a 1 de junho, os mais pequenos terão a oportunidade de assistir ao espetáculo de teatro “A cerejeira de Alberto”, dinamizado pela Associação Cultural Fugir do Medo.

Com a chegada do fim de semana, a Quinta da Cruz promete ser ponto de encontro e convívio privilegiado para famílias, amigos e visitantes, desta vez ao proporcionar um programa gratuito e aberto a todos.

São diversas as oficinas que irão decorrer no período da manhã, pelas 10:30, de participação gratuita, mas sujeita a inscrição prévia para o número de telefone e email do Museu, 232 423 343 , chamada para a rede fixa nacional, e quintadacruz@cmviseu.pt.

Explorar o processo de impressão fotográfica da Cianotipia, a escrita e a ilustração, selecionar os materiais reciclados e saber reaproveitá-los para a criação de um jardim, descobrir Miró e a serigrafia são alguns dos desafios propostos aos participantes. Haverá ainda outra atividade de animação teatral, com um circuito de(re)interpretação da Natureza, através do humor, da expressão plástica, dramática e corporal.

Ainda no sábado, dia 3 de junho, pelas 15:30, os Tranglomango serão convidados de honra no Educarte, com um concerto para todos os “festivaleiros”. Já o domingo, dia 4 de junho, irá encerrar com chave de ouro, com a realização do espetáculo “A Caixinha de Música”, pelas 15:30. Ambas as iniciativas são de entrada livre e gratuita.

Na edição de 2023, o Festival conta com o envolvimento de diversos parceiros, tais como Liliana Velho e António Jorge Bártolo. Igualmente envolvidas estão entidades como a Associação Quinta Oficina, a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), a Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV), a Gira Sol Azul e o Centropontoarte.

O Educarte é organizado pelo Município de Viseu, através da Quinta da Cruz, Centro de Arte Contemporânea. Caraterizado como um Festival de Práticas Artísticas, apresenta-se como um evento transversal, cujos objetivos passam por envolver a comunidade na criação artística, fomentar o interesse pela diversidade cultural, a coesão social e a promoção da interculturalidade e da arte inerente ao concelho de Viseu, mas também sensibilizar os seus participantes para a importância de preservar e valorizar o ambiente.

Vamos ter aguaceiros fortes acompanhados de trovoada

Notícia anterior

Dia Mundial da Criança proporciona um vasto conjunto de atividades em Pinhel

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Viseu