Águeda prepara-se para acolher, nos dias 12 e 13 de abril, a primeira edição do Festival dos Moinhos, um evento que pretende levar visitantes numa autêntica viagem pela história e tradição molinológica portuguesa. Este evento proporciona uma viagem imersiva, onde os visitantes poderão não só conhecer, mas viver a história e a cultura dos moinhos.
O Festival dos Moinhos surge no âmbito do projeto “Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills” e é dinamizado em parceria com os municípios de Vagos, Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha e Nelas, com o apoio do Turismo de Portugal. O evento tem como foco a valorização do património cultural molinológico, promovendo uma redescoberta das tradições que foram fundamentais para as gerações passadas e continuam a ser uma referência na nossa identidade coletiva.
Ao longo de dois dias, os participantes poderão explorar os moinhos históricos de Águeda, participar em percursos pedestres pelas suas paisagens naturais e provar iguarias regionais em degustações exclusivas. O evento contará também com representações teatrais e apresentações culturais, com grupos de cantares tradicionais trajados a rigor, recriando o ambiente dos tempos antigos e oferecendo uma verdadeira imersão na cultura local.
Para dia 12, estão agendadas propostas em três áreas distintas do concelho: Aguada de Cima, Paradela e Macieira de Alcôba.
Uma caminhada solidária que assinala a reabertura do percurso PR13, uma caminhada pelo Trilho dos Moinhos, uma visita ao Moinho do Sabugueiro e uma degustação de produtos tradicionais, em Aguada de Cima; visitas guiadas à aldeia pedagógica do milho antigo, visita à moinhola, uma caminhada pelo Passadiço do Outeiro da Vila e um almoço com sabores de antigamente, em Macieira de Alcôba; representações teatrais, uma serenata e uma serradela da Velha, no Moinho do Vale das Senhoras, em Paradela; e um jantar na Pateira de Fermentelos completam as atividades do primeiro dia do festival em Águeda.
No dia 13, regresso ao Moinho do Vale das Senhoras, em Paradela, onde haverá uma visita guiada e retratos do passado, com uma recriação histórica (numa parceria com o Teatro Espontâneo de Macinhata) e um “showcase” dos mestres moleiros, com os sabores e tradições à mesa. As propostas seguintes decorrerão na Pateira de Fermentelos, primeiro com uma recriação histórica, uma degustação de produtos locais e uma ação de encerramento do festival.
A primeira edição do Festival dos Moinhos reunirá cinco municípios, mais de 25 moinhos e contará com a participação de mais de 30 associações culturais, proporcionando mais de 50 experiências imersivas. Um convite para redescobrir tradições, valorizar o passado e projetar o futuro do património molinológico português.
Comentários