Leiria

Festival ART&TUR “promove a cooperação e diferencia o mundo para melhor”

0

A 16.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo decorre até esta sexta-feira, 27 de outubro, nas Caldas da Rainha.

Trata-se de um certame consolidado no panorama internacional dos festivais de cinema de turismo, atraindo anualmente os melhores filmes sobre turismo nacionais e internacionais.

O festival termina esta sexta-feira, numa co-organização entre a Centro Portugal Film Commission e a Turismo Centro de Portugal.

Francisco Dias, criador e diretor do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, considerou na sessão de abertura, que este é um evento que “diferencia o mundo para melhor”.

“Embora seja um festival de cinema de turismo, o ART&TUR não é meramente promocional. É um festival que junta a cultura, o turismo e a arte, com o objetivo de vivermos um mundo melhor”, acrescentou.

Antes, Vítor Marques, presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, tinha lembrado a importância do audiovisual na promoção dos territórios. “Hoje sabemos que a comunicação não se faz apenas pela escrita, mas cada vez mais pela imagem. Temos consciência do poder que a imagem tem e é importante sabermos tirar partido dela na divulgação dos nossos territórios”, disse, destacando o facto de este festival exibir 87 filmes oriundos de 47 países. “É muito grato para a cidade das Caldas da Rainha ser a capital deste festival este ano”, concluiu.

Na sua intervenção na sessão de abertura, Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, começou por agradecer às pessoas que tornam possível que este festival se realize na região, ano após ano, e salientou a qualidade reconhecida do evento. “A qualidade do ART&TUR é reconhecida em todo o mundo. O facto de o festival se realizar nesta região projeta a marca Centro de Portugal e proporciona-lhe grande notoriedade internacional”, frisou.

Os filmes e séries são um instrumento poderoso de promoção, realçou Raul Almeida: “Os territórios alcançam grande projeção quando são escolhidos para locais de filmagens por uma produção audiovisual. Atualmente, todos nós, com um simples telemóvel, conseguimos encontrar os locais que vimos num filme ou série. Há inúmeros exemplos positivos, muitas vezes em territórios de baixa densidade, de interior, o que é muito positivo para a nossa estratégia de promoção”, recordou.

Também na sessão de abertura, Adriana Rodrigues, presidente da Centro de Portugal Film Commission, deu as boas-vindas aos participantes de “um dos melhores festivais de filmes de turismo que se realizam a nível mundial”. “Edição após edição, temos tido o privilégio de receber no Centro de Portugal realizadores e produtores de todo o mundo e de lhes mostrar o que de melhor o nosso território tem para oferecer. Por estes dias, é o belíssimo concelho das Caldas da Rainha que vos recebe de braços bem abertos e que vos convida a uma visita”, enfatizou.

“Em todos os palcos onde decorre o festival, fica demonstrado que o Centro de Portugal é um destino de eleição para todo o tipo de produções cinematográficas ou televisivas e oferece um manancial ilimitado de recursos, que têm motivado um interesse crescente por parte de produtoras internacionais”, salientou ainda Adriana Rodrigues.

 

Dois militares da GNR agredidos em Santa Maria da Feira 

Notícia anterior

Está quase a chegar o Trail do Míscaro e já se pode inscrever

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Leiria