DestaqueViseu

Fernando Ruas recandidata-se a segundo e último mandato a Viseu

0

 O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, revelou hoje que se recandidata pelo PSD a um segundo e último mandato com o intuito de concluir “grandes obras” no concelho.

“Eu não apresentei a minha disponibilidade. Sempre me habituei a ser solicitado. O partido, eu tenho essa sorte, sempre me considerou um autarca e, portanto, sempre me convidou. E eu, agora, respondi que aceitava”, afirmou Fernando Ruas.

O presidente da Câmara de Viseu disse, em novembro de 2024, que só se recandidataria a um segundo mandato se o Governo cumprisse com a promessa de renovar com perfil de autoestrada o Itinerário Principal 3 (IP3) e se construísse uma nova barragem em Fagilde.

“E agora virá a Viseu a senhora ministra [do Ambiente] e o ministro das Finanças pela barragem e há de vir o ministro das Infraestruturas anunciar a ligação ferroviária de Viseu à linha da Beira Alta e a ligação da zona empresarial de Lordosa à A24. E as obras do IP3 estão em bom ritmo”, acrescentou.

Fernando Ruas disse que se o seu partido “não tivesse ganho as eleições não seria candidato”, já que os compromissos assumidos “são com pessoas” e “também punha dúvidas, se o núcleo duro” com quem negociou os projetos não tivesse sido reconduzido no Governo.

Outra das condições agora imposta, adiantou Fernando Ruas, “é a de que vai ser o segundo e último mandato, embora a legislação permita um terceiro, mas este será o último”, vencendo.

“Porque quero fechar um ciclo de investimentos que me propus a fazer, que a Câmara vai liderar, e que é de longe o maior investimento que Viseu alguma vez fez”, destacou

“Quem conhece Viseu há vários anos sabe perfeitamente a evolução que a cidade teve. Quem chega agora não dá conta, mas quem conhece antes de eu ter chegado a primeira vez percebe bem a diferença da evolução da cidade. E agora quem chegar vai ver a diferença na entrada norte”, afirmou.

Fernando Ruas, de 76 anos, regressou à presidência da Câmara de Viseu em 2021, depois de a ter liderado entre 1989 e 2013, ano em que se viu obrigado a sair devido à lei de limitação de mandatos.

O candidato socialista João Azevedo disse em 2021, quando o PS obteve o melhor resultado de sempre, que voltaria a ser candidato em 2025 e já assumiu a recandidatura. Na corrida estão também Bernardo Pessanha pelo Chega e Leonel Ferreira pela CDU.

Em 2021, o PSD conquistou 24.363 votos (46,68%) e cinco mandatos, enquanto o PS obteve 19.968 votos (38,26%) e quatro mandatos.

O Chega foi o terceiro partido mais votado no concelho de Viseu nas eleições autárquicas de 2021, tendo conseguido 1.542 votos (2,95%).

Notícias do Centro | Lusa

PJ deteve suspeito de incendiar serração após conflito com patrão em Trancoso

Notícia anterior

Pulseira eletrónica para detido em Celorico da Beira

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque