Viseu

Feira do Vinho do Dão em Nelas

0

A 33.ª edição da Feira do Vinho do Dão vai decorrer em Nelas, na praça do Município, de sexta-feira a domingo, com música, exposições, teatro, gastronomia e provas, com a participação de 39 produtores de vinho do Dão.

“Os visitantes têm a oportunidade de degustar os melhores vinhos, conhecer produtores locais e da região, e desfrutar de uma programação repleta de atividades, incluindo palestras, ‘workshops’, exposições, teatro e música ao vivo, ‘showcookings’ e gastronomia regional”, adianta o presidente da Câmara de Nelas (distrito de Viseu), Joaquim Amaral.

Em comunicado, o autarca refere que este ano o certame, que reúne 39 produtores de vinho do Dão, com provas e vendas no recinto, conta com um “‘wine bar’ até às 02:30 com um ambiente exclusivo” de degustação.

Este espaço, uma novidade desta edição, “será o ponto de encontro para enólogos, apreciadores de vinho e curiosos, onde poderão desfrutar de uma experiência enológica completa, acompanhada de música ao vivo, e pela primeira vez de um conjunto de provas rápidas asseguradas” pelos produtores presentes” na feira.

“Ao longo dos três dias, de sexta-feira a domingo, no Mercado Municipal, vão decorrer também diversos ‘showcookings’ e harmonizações orientadas por conceituados chefs e enólogos que garantem, aos visitantes, oportunidades únicas para conhecer ou aprofundar conhecimentos sobre as diferentes castas e ‘terroirs’ desta região, bem como de produtos endógenos do Dão”, salienta o autarca.

Joaquim Amaral lembra que a Feira do Vinho do Dão, além do seu “enfoque técnico e profissional”, conta ainda com “oferta cultural, social e de entretenimento” com destaque para o espetáculo musical “Não Há Bela Sem… um Dão”, da associação cultural Contracanto, e para Camané, a presença, no domingo.

Na nota de imprensa o autarca realça ainda a sustentabilidade do evento que, na sequência de um protocolo assinado com a Green Cork/Quercus, adota agora a “implementação de práticas sustentáveis e de preservação do meio ambiente, promovendo uma viticultura mais responsável” e, por exemplo, a reciclagem de rolhas de cortiça.

Notícias do Centro | Lusa

Concertos de jazz animam finais de tarde no Penedo da Saudade em Coimbra

Notícia anterior

Evento punk Fatela Sónica no Fundão quer ser “festa fora do rebanho”

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Viseu