AveiroDestaque

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada na rota dos grandes certames nacionais

0

Está dado o mote para os nove dias de festa da Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada. Até dia 11 de junho, o Jardim Municipal tem representado artesanato de todo o  país, assumindo-se como um dos principais certames a nível nacional. Aos saberes juntam se os sabores da gastronomia tradicional e os concertos, que começam já esta noite, com  Herman José, e contam ainda com Fernando Daniel, Ivandro, João Pedro Pais e Rita Guerra.  

“Perseguindo os princípios da sustentabilidade, da valorização das artes e do património cultural,  esta edição da Feira pretende posicionar-se no calendário nacional das feiras de artesanato, trazendo à Mealhada e à região os grandes símbolos do artesanato nacional, no sentido de  divulgar, promover e partilhar a tradição e autenticidade de um saber ancestral, que nos  caracteriza e nos torna tão únicos, quer na capacidade de preservar a tradição, quer na ousadia  de inovar e reinventar através de surpreendentes registos de artesanato criativo, que atrai novos  públicos e novos artesãos”, afirmou António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada,  na cerimónia de inauguração, agradecendo o apoio do Instituto do Emprego e Formação  Profissional ao certame.  

Também Raúl Aguiar, da CIM – Região de Coimbra, destacou a valorização da componente do  artesanato, anunciando um projeto de roteiro dos saberes assentes na valorização das pessoas e  da economia local ao nível dos 19 municípios. 

Se a mostra de artesanato conta com trabalhos bastante diversificados, da olaria à filigrana, dos  bordados aos trabalhos em couro, também a programação da feira é marcada pela pluralidade,  do folclore à música, dança clássica dos coros e ao samba. O cartaz de espetáculos foi pensado  para atrair também diversos públicos, com Herman José, já esta noite, Fernando Daniel, dia 7 de  junho, Ivandro, dia 9 de junho, João Pedro Pais e Pedro Simões – DJ RFM, dia 10 e Rita Guerra,  a finalizar, domingo à tarde (12 de junho) com as filarmónicas de Barcouço e do Luso.  

O recinto inclui ainda um espaço dedicado à juventude, com a Zona 231 a proporcionar aos jovens  tempos de conversas e debate, bem como área de pc gaming, Arcade Game, Karaoke,  demonstrações de boardgame e encontro de Cosplay, dinamizado pelo clube Duros do Mondego.  

As tasquinhas são outro dos pontos obrigatórios, para prova da gastronomia regional, bem como  o espaço 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, para degustação da água, pão, vinho e leitão.  

Notícias Do Centro

Politécnico de Leiria promove sustentabilidade energética nos espaços académicos

Notícia anterior

Meio milhão para reabilitação de arruamentos na Pampilhosa da Serra

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro