A Loja CTT de Óbidos, no distrito de Leiria, que se encontrava encerrada desde o final de outubro de 2018, vai reabrir na próxima quinta-feira, informou hoje a empresa.
A loja dos correios de Óbidos “vai voltar a abrir portas na Praça de Santa Maria”, divulgou a empresa num comunicado em que explica que a medida decorre “do compromisso público dos CTT de reabrir lojas únicas em sede de concelho, tendo em vista o reforço da elevada proximidade às populações e da capilaridade da rede”.
A Loja CTT, localizada no centro da vila, no distrito de Leiria, encontra-se encerrada desde o dia 28 de outubro de 2018, numa decisão da empresa que na altura gerou a contestação da Câmara de Óbidos, liderada pelo social-democrata Humberto Marques.
Depois de goradas várias tentativas de negociação com os CTT a Câmara interpôs, em janeiro de 2019, uma providência cautelar requerendo a reabertura da estação dos correios no centro da vila, alegando não estar a ser cumprido o serviço postal universal.
No documento, entregue no Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria (TAFL), a autarquia exigia a reaberta ” da única estação de correios” que existia no concelho de Óbidos, alegando que, com o encerramento passou a existir apenas “um posto dos correios”, localizado no Bairro do Arcos, fora da vila muralhada, e que “não assegura” serviços anteriormente prestados na estação.
O encerramento da estação “obriga e obrigará a população, sobretudo a residente no centro da vila, a deslocar-se para fora do concelho”, contestava a Câmara na providência a que a Lusa teve acesso e na qual alertava também para o facto de naquele território viverem “maioritariamente idosos”, ou seja, uma população “particularmente dependente dos serviços postais prestados nas estações de correios”.
Argumentando que o concelho ficou “desprovido”, a Câmara requeria na providência a reabertura da estação, alegando que, com o encerramento, os CTT incorriam numa “violação das bases da concessão do serviço postal universal” previstas na lei.
A pretensão da autarquia vai agora era cumprida com a reabertura da loja que, a partir de quinta-feira, funcionará todos os dias úteis das 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30, informou a empresa.
De acordo com a nota divulgada pelos CTT, esta é a 31.ª loja em sede de concelho a ser reaberta, não estando previstos “novos encerramentos”.
No âmbito do compromisso de reabrir lojas únicas nas sedes de concelho a empresa refere ainda que “não existe um cronograma definido para a reabertura de lojas CTT, dado que é necessária uma análise detalhada a todas as variáveis envolvidas”, entre as quais “o espaço, os recursos humanos envolvidos, a relação existente com os parceiros e autarquias e as oportunidades em cada uma das localidades”.
Até ao momento da reabertura, os CTT garantem que “as populações têm em cada local um posto de correio que presta todos os serviços do serviço público universal e ainda o pagamento de vales de pensões e faturas”, refere o comunicado.
Os CTT empregavam, em dezembro de 2020, 12.234 pessoas, das quais 11.671 em Portugal, país onde opera com 2.384 Pontos CTT e cerca de 5.000 agentes Payshop.
Em 2020, os CTT obtiveram rendimentos operacionais de 745,2 milhões de euros e um resultado líquido de 16,7 milhões de euros. Nesse mesmo ano transportaram 516,9 milhões de objetos de correio endereçado, 25,9 milhões de encomendas expresso em Portugal e 24,9 milhões em Espanha.
Comentários