Aveiro

Especialistas debatem comunicações quânticas em Aveiro

0

Especialistas em telecomunicações vão discutir o desenvolvimento de redes quânticas em Portugal e no espaço europeu, nos dias 26 e 27, na Universidade de Aveiro, revelou hoje fonte académica.

O encontro, denominado “Quantum Communications Network”, é organizado pelo grupo de comunicações quânticas do Instituto de Telecomunicações.

O evento visa “reunir intervenientes no campo das tecnologias quânticas para discutir e trocar ideias sobre a implementação da futura rede de comunicações quânticas, a nível nacional e europeu”.

As apresentações serão dedicadas ao projeto da Infraestrutura de Comunicações Quânticas Portuguesa (PTQCI) e a outras redes quânticas internacionais (Espanha, Áustria e EUA).

O principal objetivo do consórcio PTQCI é “desenvolver e implementar infraestrutura de comunicações quânticas em Portugal, no âmbito do EuroQCI – Rede Europeia de Comunicações Quânticas.

O EuroQCI é uma iniciativa que procura estabelecer comunicações seguras quânticas em toda a Europa, nos próximos anos.

O consórcio é composto por universidades e centros de pesquisa, entidades nacionais e empresas de telecomunicações.

De acordo com a organização estão confirmadas as presenças de Mário Campolargo, secretário de Estado para a Digitalização e Modernização Administrativa de Portugal, João Paulo Firmeza, diretor-geral da Estratégia Digital e de Inovação na Altice Labs, Paulo Jorge Ferreira, reitor da Universidade de Aveiro (UA), e José Carlos Pedro, presidente do Instituto de Telecomunicações.

Teatro das Beiras regressa à atualidade de peça de Tankred Dorst passados 45 anos

Notícia anterior

Vigília junto ao centro escolar da Benedita contesta linhas de muito alta tensão

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro