O Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco, informou hoje que as atividades letivas vão ser retomadas na segunda-feira.
“Apesar de todos os esforços, lamentavelmente, ainda não nos é possível abrir as escolas hoje. Na segunda-feira, abriremos e retomaremos as atividades letivas com segurança. Aguardamos com toda a ansiedade que a vida escolar retorne à normalidade”, lê-se na nota dirigida aos pais e encarregados de educação.
No concelho de Vila Velha de Ródão registaram-se elevados estragos e danos materiais, nomeadamente ao nível da queda de árvores, infraestruturas, vias de comunicação, habitações e espaços comuns e os estabelecimentos de ensino estão encerrados desde quarta-feira.
O município de Vila Velha de Ródão viu-se obrigado a ativar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, de modo a permitir a criação de condições favoráveis à mobilização rápida, eficiente e coordenada dos meios e recursos disponíveis no concelho, bem como de outros meios externos de reforço que sejam considerados essenciais e necessários para fazer face à atual situação.
A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados. A Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho.
Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.
Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.
O Governo decretou situação de calamidade entre as 00:00 de quarta-feira até às 23:59 de dia 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, número que pode aumentar.













Comentários