A Biblioteca da Escola Básica N.º 2 da Mealhada tem patente, até dia 15 de março, a exposição comemorativa dos 50 anos do 25 de abril, designada “Ditadura, Revolução, Democracia – 25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”.
A mostra foi concebida para ser percecionada por diferentes públicos e grupos etários, tendo como objetivos estimular os mais jovens a uma participação ativa na vida democrática, afirmar uma sociedade mais conhecedora da sua história recente, materializar a memória do 25 de Abril e contribuir para uma experiência comemorativa de âmbito local e regional que veicule os princípios e os valores subjacentes ao Programa do MFA, nomeadamente, os 3D, a Paz, a liberdade e o progresso.
A exposição é composta por vários painéis, com temas como, os regimes políticos do Século XX, o Estado Novo, a contestação à ditadura, a Guerra Colonial e o MFA, o Golpe de Estado militar, a Revolução, a descolonização e as independências, o PREC, a democracia e o Artivismo (arte e ativismo). Cada um dos painéis dispõe de um repositório com conteúdos alargados, com conteúdos digitais (áudios, vídeos ou textos).
A exposição surge no âmbito do Programa “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário (#25ABRIL_R50)”, promovido pela Comissão Consultiva Concelhia do Plano Nacional das Artes (PNA), com o apoio da Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril, assumindo o Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20 | UC) a sua coordenação científica.
Este Programa pretende assinalar um marco maior na História de Portugal, com diversas iniciativas, que pretendem envolver diferentes comunidades, nomeadamente a criação da Exposição itinerante Ditadura, Revolução, Democracia.
Organizada pela Comunidade Intermunicipal – Região de Coimbra (CIM-RC) e pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra (RIB-RC), esta exposição estará em cada um dos municípios da CIM- RC, percorrendo as diversas freguesias.
Comentários