Aveiro

Escola Básica 2 da Mealhada recebe exposição comemorativa dos 50 anos do 25 de abril

0

A Biblioteca da Escola Básica N.º 2 da Mealhada tem patente, até dia 15 de março, a exposição comemorativa dos 50 anos do 25 de abril, designada “Ditadura, Revolução, Democracia – 25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”.

A mostra foi concebida para ser percecionada por diferentes públicos e grupos etários, tendo como objetivos estimular os mais jovens a uma participação ativa na vida democrática, afirmar uma sociedade mais conhecedora da sua história recente, materializar a memória do 25 de Abril e contribuir para uma experiência comemorativa de âmbito local e regional que veicule os princípios e os valores subjacentes ao Programa do MFA, nomeadamente, os 3D, a Paz, a liberdade e o progresso.

A exposição é composta por vários painéis, com temas como, os regimes políticos do Século XX, o Estado Novo, a contestação à ditadura, a Guerra Colonial e o MFA, o Golpe de Estado militar, a Revolução, a descolonização e as independências, o PREC, a democracia e o Artivismo (arte e ativismo). Cada um dos painéis dispõe de um repositório com conteúdos alargados, com conteúdos digitais (áudios, vídeos ou textos).

A exposição surge no âmbito do Programa “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário (#25ABRIL_R50)”, promovido pela Comissão Consultiva Concelhia do Plano Nacional das Artes (PNA), com o apoio da Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril, assumindo o Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20 | UC) a sua coordenação científica.

Este Programa pretende assinalar um marco maior na História de Portugal, com diversas iniciativas, que pretendem envolver diferentes comunidades, nomeadamente a criação da Exposição itinerante Ditadura, Revolução, Democracia.

Organizada pela Comunidade Intermunicipal – Região de Coimbra (CIM-RC) e pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra (RIB-RC), esta exposição estará em cada um dos municípios da CIM- RC, percorrendo as diversas freguesias.

Estúdio Red Dagger desenvolve jogo inspirado em chocolate

Notícia anterior

Tondela quer pedra seca do Caramulo na lista de património imaterial da humanidade

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro