Guarda

Detida mulher de 72 anos suspeita de nove fogos florestais na Guarda

0

A Polícia Judiciária (PJ) deteve na segunda-feira uma mulher de 72 anos pela presumível autoria de nove incêndios florestais ocorridos na periferia da cidade da Guarda, nos meses de julho e agosto.

A deteção foi realizada em estreita colaboração com o Grupo de Trabalho para a Redução de Ignições em Espaço Rural – Centro Interior, constituído por elementos da GNR, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e PJ, e com o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR da Guarda.

Os nove incêndios florestais de cuja autoria é suspeita deflagraram na zona do Outeiro de São Miguel.

“A mulher terá ateado os incêndios por motivos fúteis, com recurso a chama direta, em acumulações de combustíveis secos junto de pequenas matas de pinheiro e carvalho, num período fortemente marcado por incêndios florestais no mesmo distrito”, referiu a PJ em comunicado enviado à agência Lusa

Na altura, havia condições meteorológicas propícias à sua propagação, “sendo que, em todos eventos, o risco de incêndio era máximo, conforme aviso emitido pelo IPMA”.

“Os incêndios foram provocados durante a noite, não assumindo maiores proporções em virtude da rápida intervenção do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais”, apuraram os inspetores do Departamento de Investigação Criminal da Guarda.

A PJ adiantou que um dos fogos não teve grande progressão, “pois os inspetores que procediam à vigilância desses povoamentos florestais, na sequência de ignições anteriores, conseguiram conter o incêndio com uso de extintores até à chegada das equipas de intervenção rápida dos Bombeiros Voluntários da Guarda, que o vieram a extinguir”.

A detida vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.

O Inquérito é titulado pelo Ministério Público da Guarda.

Notícias do Centro | Lusa

Leopoldo Rodrigues (PS) defende valorização do Parque do Tejo Internacional em Castelo Branco

Notícia anterior

Luís Paulo Fernandes (Chega) promete descida de impostos em Leiria

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Guarda