Castelo Branco

Covilhã insta Governo a implementar Programa de Revitalização da Serra da Estrela

0

 A Assembleia Municipal da Covilhã aprovou hoje, por maioria, uma moção, através da qual apela ao Governo para que dote os municípios com as verbas necessárias para implementar o Programa de Revitalização da Serra da Estrela (PRSE).

No documento votado, a assembleia instou a o Governo “a avançar definitivamente com os projetos estruturantes que constam do PRSE, conferindo aos municípios da região as verbas necessárias à sua implementação”.

O socialista João Flores Casteleiro, que apresentou a moção, considerou que “ainda está por fazer justiça às populações afetadas pelos incêndios de agosto de 2022 na serra da Estrela” e salientou que existem “vários indicadores que revelam um manifesto desequilíbrio territorial no país”.

Na moção apresentada pelo PS, e que contou com os votos contra do CDS e do PSD, é manifestada a “incredulidade” com a verba inscrita no Orçamento do Estado de 2025 para o efeito (1,5 milhões), quando o PRSE tinha inicialmente uma verba anunciada de 155 milhões de euros.

“Percebemos que na verba destinada ao Programa de Revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela encontram-se alocados apenas 1,5 milhões de euros. Ou seja, falamos de menos de um centésimo do valor necessário para concretizar o plano”, referiu o eleito do PS.

Através da moção enfatizou-se que o PRSE foi visto pelas populações da região como “um sinal de esperança” e é pedido ao Governo que explique “qual a estratégia para os territórios da serra da Estrela, se é que ela existe”, e se o PRSE “é, ou não, uma prioridade”.

Lino Torgal, do PSD, criticou a bancada socialista, por apresentar uma moção onde “junta o que não foi feito em oito anos” em matéria de coesão territorial.

Do CDS, Nuno Reis também censurou o PS por na moção “juntar a revolta do alcatrão e o que aconteceu na serra da Estrela”.

Vítor Reis Silva, eleito do PCP, que votou favoravelmente, alertou que não concorda com o modelo de gestão que estava previsto e frisou que “o Parque Natural da Serra da Estrela não deve ser gerido a partir de Coimbra”.

Notícias do Centro | Lusa

Centro 2030 vai investir 45 milhões em 24 Municípios do Pinhal Interior

Notícia anterior

Vila do Caramulo em Tondela com nova rede de abastecimento de água em 2025

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados