Castelo BrancoDestaque

Covilhã cria feira que alia artesanato, ‘design’ e outras artes

0

A Covilhã recebe em setembro a primeira edição da “FIADA – Feira Internacional de Artesanato Design e outras Artes”, que vai promover a troca de saberes entre artesãos e artistas e que terá espetáculos musicais.

O evento, que decorrerá de 08 a 11 de setembro, foi concebido para Câmara da Covilhã e conta com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), no âmbito de um projeto de promoção das artes e ofícios.

“Queremos mostrar como a arte, o ‘design’ e o artesanato podem ser estratégias e instrumentos de um trabalho social e educativo de qualidade”, referiu a vereadora da Cultura na Câmara da Covilhã, Regina Gouveia, durante a apresentação desta feira.

Nesta primeira edição, o certame terá uma dimensão nacional, mas a ambição da internacionalização já está presente no nome (FIADA), que também remete para os fios que sempre se teceram na Covilhã, cidade que chegou a ser conhecida como a “Manchester portuguesa”, por ter um grande número de fábricas têxteis e de lanifícios, e que recentemente foi classificada como Cidade Criativa da UNESCO na área do ‘design’.

Uma chancela que também está associada ao novo evento, que colocará em “diálogo” artesãos e designers, o que deverá contribuir para que os artesãos tenham contacto com a inovação e novas linguagens, enquanto os designers têm a possibilidade de ter contacto direto com técnicas tradicionais, apontou Regina Gouveia.

“Acreditamos que será uma experiência enriquecedora”, disse, referindo que os artesãos poderão “despertar mais” para o valor acrescentado do ‘design’ e que os artistas podem beneficiar do contacto com a experiência e saber dos artesãos.

Segundo especificou, o programa integra a componente expositiva, bem como a realização de oficinas e a componente educativa com ateliês para crianças.

Está confirmada a presença de 40 artesãos certificados, 35 dos quais ligados aos têxteis e os restantes de ofícios ligados à madeira, ferro e barro.

A tudo isto, junta-se ainda a componente de animação com grupos locais e concertos musicais.

Nos grupos locais está prevista a atuação da Filarmónica Recreativa Cortense (dia 08), das Concertinas de Orjais (dia 09), da Associação de Bombos “Toca a Bombar” (dia 10) e do Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio (Tocata).

O cartaz musical conta como nomes como Projeto Pura (dia 08), Luís Trigacheiro (dia 09), Nena (dia 10) e Filipa Bidarra (dia 11).

Com entrada livre, o certame realiza-se no Jardim das Artes e decorrerá entre as 17:00 e a 00:00 de cada dia, sendo que as atuações dos grupos locais são às 21:30 e os concertos às 22:30.

Também estarão representadas várias entidades locais, bem como duas cidades criativas da UNESCO na área do artesanato em Portugal (Caldas da Rainha e Barcelos).

O investimento total é de 50 mil euros, cerca de 16 mil dos quais financiados pelo IEFP.

Notícias Do Centro

Presidente da República promulga diploma sobre fim das máscaras em transportes públicos

Notícia anterior

Governo diz que declaração de calamidade na Serra da Estrela não prejudica outros territórios 

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados