A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes – AMT organiza, no dia 24 de outubro, a Conferência “Desafios da Mobilidade nos Territórios de Baixa Densidade”.
O evento terá início às 8:15, numa viagem a bordo do comboio Intercidades, entre as estações de Lisboa – Santa Apolónia e da Covilhã, e conta com as presenças de Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, Carlos Miguel, secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território e Jorge Delgado, secretário de Estado da Mobilidade Urbana.
Os autarcas destes municípios localizados neste percurso irão juntar-se na estação que serve o seu território e farão uma intervenção sobre os desafios da mobilidade nos seus territórios.
A Conferência terá depois continuidade numa sessão a decorrer durante a tarde, a partir das 13:30, no Anfiteatro das Sessões Solenes da Universidade da Beira Interior (UBI).
A iniciativa, realizada em parceria com a Câmara Municipal da Covilhã e a UBI, tem como objetivo abrir um espaço de discussão sobre as especificidades das regiões de baixa densidade populacional e de ocupação dispersa em matéria de mobilidade e transportes, envolvendo o Governo, especialistas na matéria, as autoridades locais, a academia e os membros da sociedade civil.
“A AMT, como regulador independente, assume a responsabilidade de contribuir para a definição e formulação de políticas públicas que promovam uma melhor mobilidade, em todo o território. Para isso, é importante dar voz a diversos intervenientes deste processo, por forma a conseguirmos encontrar soluções concretas e inovadoras para enfrentar os desafios, especialmente nas regiões de baixa densidade populacional e ocupação dispersa. Espero que esta Conferência seja um marco na jornada coletiva rumo a um sistema de transportes mais sustentável, eficiente e inteligente” diz Ana Paula Vitorino, presidente da AMT.
Na conferência “Desafios da Mobilidade nos Territórios de Baixa Densidade” serão abordados temas como o ordenamento do território, a integração dos diferentes modos de transporte, a acessibilidade em áreas de baixa densidade, as infraestruturas flexíveis, o financiamento sustentável, e a promoção da investigação e inovação. Também serão debatidas questões relacionadas com a importância do diálogo contínuo com os utilizadores e beneficiários do sistema de transportes, para que as suas necessidades e preocupações sejam ouvidas e atendidas.
A conferência tem entrada livre, mas sujeita ao número de lugares disponíveis e a inscrição prévia neste link.
Pode consultar o programa completo no site da AMT .
Comentários