Aveiro

Cordão dunar entre as praias da Barra e Costa Nova reforçado com dragados

0

O cordão dunar entre as praias da Barra e Costa Nova, em Ílhavo, afetado pela forte agitação marítima em fevereiro, está a ser reforçado com dragados provenientes do Porto de Aveiro, informou hoje a autarquia.

“Terminada a época balnear, encontra-se a decorrer a intervenção de reforço do cordão dunar, entre a Costa Nova do Prado e a Praia da Barra, na zona que foi afetada pela agitação marítima e subida do mar, em fevereiro passado”, dá conta a autarquia em nota de imprensa.

A operação, da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), contempla a alimentação artificial da praia a sul do esporão da Barra, numa extensão aproximada de 700 metros.

Para o reforço do cordão dunar são utilizados inertes provenientes das dragagens de manutenção realizadas pelo Porto de Aveiro.

“Esta solução permite repor a areia e reforçar a proteção natural da frente costeira”, salienta o texto.

Além da deposição de dragados, será ainda removido um pequeno esporão localizado a sul do esporão da Barra, considerado obsoleto.

Os materiais provenientes do desmantelamento desse esporão “vão ser reaproveitados para reforçar a raiz do esporão da Barra e mitigar os efeitos da erosão sobre o cordão dunar naquela zona”.

De acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente, a intervenção “visa proteger e conservar a linha de costa, funcionando como uma defesa passiva contra a erosão e antecipando riscos agravados pelas alterações climáticas”.

O prazo de execução previsto, tanto para a alimentação artificial de areia, como para a remoção do esporão sul e consolidação do esporão da Barra, é de cerca de um mês, segundo avança a autarquia.

Em fevereiro, o mar avançou vários metros sobre as dunas, devido às marés e à forte ondulação, e destruiu parte do passadiço que ligava as praias da Barra e Costa Nova.

Na ocasião, o presidente da Câmara de Ílhavo queixou-se de que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) não intervinha para resolver o problema (do avanço do mar sobre as dunas naquela zona), lamentando que, desde 2020, não eram feitas recargas de areia, defendendo a deposição de sedimentos como medida para conter o avanço do mar.

Notícias do Centro | Lusa

GNR apreende sinais de trânsito em operação contra tráfico e furto em Alcobaça

Notícia anterior

PSD acusa autarca de Leiria de tentar recolher louros autárquicos com alta velocidade

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro