Castelo Branco

Cónego Vítor Vaz homenageado em Monsanto

0

A Santa da Casa da Misericórdia de Monsanto prestou homenagem ao falecido Cónego Vítor Vaz, com o descerramento de uma placa no Lar da Terceira Idade que o antigo Provedor da instituição fundou em 1987.

Natural de Monsanto, o Cónego Vítor Vaz faleceu em janeiro de 2021, com 87 anos. Dedicou mais de 43 anos da sua atividade pastoral à paróquia da sua terra natal, onde também desenvolveu uma importante obra social no apoio aos mais idosos.

A homenagem decorreu na quinta-feira, 8 de setembro. Entre outras individualidades, estiveram presentes o Provedor da Santa da Casa da Misericórdia de Monsanto, António Pereira, o Vereador da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, João Carlos Sousa, o então Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Morão, e o Pároco de Monsanto, Padre Adelino Lourenço.

“Esta é uma justíssima homenagem a alguém que dedicou a sua vida ao bem-estar da comunidade, em especial aos mais idosos e necessitados. É uma missão social com que esta autarquia se identifica plenamente, pois a qualidade vida é um dos pilares das nossas políticas”, afirmou João Carlos Sousa na homenagem.

O Vereador da Câmara Municipal enalteceu ainda “a visão estratégica que permitiu ao Cónego Vítor Vaz mobilizar vontades para a criação do Lar de Monsanto. Nomeadamente, junto da população da freguesia e do então Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Morão, que prontamente apoiou o projeto”.

Provedor da Misericórdia, António Pereira, recordou a importância deste alinhamento de vontades: “Desde o início, os Monsantinos acolheram, com espírito de solidariedade, o apelo do então Padre Vítor Vaz e, com a contribuição de todos, incluindo organizações monsantinas e entidades oficiais, criou-se, no âmbito da Misericórdia, um Lar da Terceira Idade, inaugurado em 1987”.

A obra nasceu e cresceu e, hoje, desempenha uma dupla e importante função: apoio aos idosos e entidade empregadora.

Notícias do Centro | Lusa

Exposição de bicicletas antigas marca início da Semana Europeia da Mobilidade em Águeda

Notícia anterior

Ministra da Coesão Territorial acusou hoje o presidente do PSD de ter ignorado a posição maioritária dos autarcas sociais-democratas

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados