Prazeres

Concerto comentado na Igreja das Carmelitas em Aveiro

0

No próximo dia 18 de fevereiro, sexta-feira, pelas 19:00 terá lugar o “Concerto Do Barroco à Arte Nova” na Igreja das Carmelitas.

Trata-se de um Concerto comentado pelo flautista João Ramos Marta que vai interligar semelhanças e diferenças entre o Barroco e a Arte Nova, movimentos estilísticos pela música para flauta solo – da flauta barroca à flauta transversal. Quais vínculos fortes existem na música no contexto político e social das épocas aqui expostas e como o compositor e o artista se relacionou com elas. As características que cada novo movimento estilístico impõe ao que passa mas também ‘o que lhe pede emprestado’.

João P. Ramos Marta nasceu em Portugal onde estudou música e se licenciou no Conservatório Superior de Música do Porto. Posteriormente, nos Países-Baixos, com bolsas da Nuffic e da Fundação Calouste Gulbenkian, formou-se com o mestrado em música na ArtEZ – University of the Arts. Estudou flauta com os flautistas Jorge Caryevschi, Jaques Zoon e flauta barroca com Wilbert Hazelzet.

Toca com flautas de Jochen Mehnert de ouro e várias flautas barrocas e pré-clássicas construídas por Fridtjof Aurin e Alain Weemaels. Integra diversos conjuntos instrumentais especialmente com a cravista Tineke Steenbrink e o pianista Frank van de Laar. Com Artevento organizou Bachinthesubways em Lisboa e nos Países-Baixos e participou na edição de 2016 em Nova Iorque.

Leciona e coordena a divisão do preparatório na ArtEZ – University of the Arts e foi professor convidado na Escola Superior de Música de Lisboa, no Joseph Haydn Konservatorium em Eisenstadt, na Áustria e na Universidade de Aveiro.

Tem também o mestrado em artes e educação e com o lema de ‘agent of change’ conecta o mundo da arte com grupos mais desfavorecidos, desenvolvendo programas e concertos em lares e escolas.

Notícias Do Centro

Penamacor tem “Corações com Alma” a 21 de fevereiro

Notícia anterior

Governo vai fazer sessões de esclarecimento nos concelhos de exploração de lítio

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Prazeres