A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) vai receber cerca de 250 mil euros de fundos comunitários para a deteção e combate à vespa asiática nos seis concelhos que a integram.
“Os objetivos estratégicos da operação são a prevenção, vigilância e controlo da vespa velutina em todo o território da CIMBB, com vista à segurança dos cidadãos, à proteção da atividade agrícola e do efetivo apícol,a bem como a minimização dos impactos sobre a biodiversidade”, refere, em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a CIMBB.
A candidatura “Beira Baixa Previne e Combate” foi submetida ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), com um investimento total de 249.777 euros.
O projeto aprovado assenta em quatro eixos fundamentais: Vigilância ativa, controlo e destruição, capacitação e sensibilização e divulgação.
“A presença da vespa velutina na região da Beira Baixa tem vindo a crescer de acordo com os números registados pelos municípios, tornando-se cada vez mais, devido à elevada agressividade desta espécie, uma ameaça e um problema para a segurança das populações e para a saúde pública”, lê-se na nota.
Neste contexto, a CIMBB decidiu avançar com a candidatura, considerada fundamental no âmbito da “estratégia delineada para a prevenção, vigilância e controlo da vespa velutina em todo o território”.
Para a concretização deste projeto, a CIMBB realizou um conjunto de parcerias e protocolos com as associações de apicultores da região e com os municípios.
A CIMBB integra os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.
Comentários