A Câmara Municipal (CM) de Coimbra, em parceria com a Servilusa, realizou uma formação inédita, sobre práticas cemiteriais, destinada aos trabalhadores do Cemitério Municipal da Conchada, para que possam adquirir formação profissional certificada para o desempenho das suas funções. A formação decorreu nos dias 28, 29 e 30 de novembro.
A formação, organizada em seis módulos, de 15 horas ao todo, desenvolveu as competências necessárias ao desempenho da categoria profissional de operador cemiterial, abordando matérias sobre a função de operador cemiterial, as regras de funcionamento do cemitério (regulamento cemiterial e legislação aplicável), regras de postura comportamental, técnicas de relacionamento interpessoal, gestão de situações delicadas (luto, stress e conflitos), treino de competências interpessoais e regras de segurança, saúde e higiene no trabalho.
Esta formação pretendeu, ainda, diminuir o risco que advém da execução das tarefas destes trabalhadores e surge na sequência da avaliação de riscos profissionais inerentes à atividade desenvolvida pelos assistentes operacionais na área funcional de Higiene Urbana, coveiros afetos à Divisão de Economia Circular, Proteção Ambiental e Florestas – Cemitério Municipal da Conchada, efetuada pelos técnicos do Setor de Segurança e Saúde no Trabalho, no passado mês de setembro. Nessa avaliação, foram detetadas situações que necessitavam ser corrigidas, o que levou a CM de Coimbra, em parceria com a Servilusa, a providenciar formação profissional a esses trabalhadores.
Para além dos trabalhadores deste município, a autarquia conimbricense convidou todos os presidentes de Junta de Freguesias e das Uniões de Freguesias para participarem nesta formação.
Comentários