A Câmara de Coimbra equaciona integrar as ruínas da antiga igreja medieval de São Bartolomeu na oferta turístico-cultural do concelho, afirmou hoje a autarquia, após uma visita do presidente do município ao local.
“A possibilidade de integrar as ruínas da antiga igreja medieval de São Bartolomeu na oferta turístico-cultural do Município está a ser equacionada pelo atual executivo”, disse a Câmara de Coimbra, em nota de imprensa enviada à agência Lusa onde dá nota da visita do presidente da autarquia, José Manuel Silva, ao local.
O autarca visitou hoje a cave da igreja de São Bartolomeu, situada na Praça do Comércio, na qual se encontram as ruínas da antiga igreja românica do século XII e a sua necrópole.
“No decurso da visita, o edil salientou a importância da abertura ao público da estrutura arqueológica, depois de efetuados os devidos trabalhos de reabilitação, para a afirmação de Coimbra enquanto cidade-património, cujo legado histórico merece ser melhor conhecido, quer pelos residentes, quer pelos turistas que visitam Coimbra”, referiu o município.
“A futura integração das ruínas da antiga igreja medieval de São Bartolomeu na oferta turístico-cultural do município vai certamente trazer mais dinamismo a esta artéria da nossa Baixa que tanto precisa”, salientou o autarca, citado na nota de imprensa.
A Câmara de Coimbra recorda que candidatou a fundos europeus do Centro 2020 obras de conservação e restauro da Igreja de São Bartolomeu e também da Igreja do Salvador.
“A autarquia já lançou mesmo os dois concursos públicos em 2021 e o objetivo passa por restaurar, conservar e promover o património histórico, cultural e religioso”, acrescentou.
Comentários