A Câmara Municipal (CM) de Coimbra associa-se às celebrações das Jornadas Europeias do Património e do Dia Mundial de Turismo, propostas pela Direção Geral do Património Cultural e pela Organização Mundial de Turismo, que, este ano, têm como temas ‘Património Vivo’ e ‘Turismo e Investimento Verde’, respetivamente.
A autarquia preparou um programa diversificado, que se desenvolverá ao longo de seis dias, de 22 a 27 de setembro, com o objetivo de promover Coimbra, realçar o seu património e divulgar atividades que convergem para o desenvolvimento turístico, cultural e sustentável daquele município.
Nos dias 22, 23, 24 e 25 de setembro, o programa das Jornadas Europeias do Património 2023 convida a revisitar Coimbra e a desfrutar do seu património, através de visitas guiadas aos espaços mais emblemáticos da cidade. O destaque vai para a temática do Património Vivo – nomeadamente para as Tradições Académicas e a Canção de Coimbra –, enquanto elemento dinâmico, vivo e em evolução, importante para o crescimento económico e para a sua preservação, fatores que convergem para as metas da sustentabilidade.
Os dias 26 e 27 de setembro serão dedicados às comemorações do Dia Mundial de Turismo, sob o lema proposto pela Organização Mundial de Turismo – Turismo e Investimento Verde –, com um programa diversificado, com momentos destinados não só aos turistas, mas também a profissionais do setor e potenciais investidores. Os turistas serão presenteados com material promocional do Município, bem como com visitas guiadas gratuitas à cidade, destacando-se no dia 27 a colocação de dois postos móveis de atendimento turístico, no Largo da Portagem e na Praça D. Dinis, de onde partirão, igualmente, as visitas guiadas “Da Alta à Baixa e Baixinha”, preparadas especialmente para este dia.
Ainda no dia 27, a CM de Coimbra vai apresentar, publicamente, a Estratégia para o Turismo de Coimbra, no Convento São Francisco, entre as 9h30 e as 12h30. Esta iniciativa está integrada no programa Coimbra Invest Summit 2023 (27, 28 e 29 de setembro) e contará, também, com uma mesa-redonda de debate sobre a estratégia de desenvolvimento turístico de Coimbra.
Recorda-se que durante as Jornadas Europeias do Património, nos dias 22, 23 e 24 de setembro, todos os núcleos integrantes do Museu Municipal de Coimbra são de acesso gratuito.
Comentários