A Câmara de Coimbra vai apoiar a constituição de mais duas equipas de Intervenção Permanente (EIP) no concelho, uma nos Bombeiros Voluntários e outra na corporação de Brasfemes, de acordo com deliberação aprovada hoje.
O município vai apoiar a criação das duas equipas com 240 mil euros, 120 mil para cada instituição, durante três anos.
O funcionamento das equipas é assegurado através da comparticipação, em partes iguais, pela Câmara de Coimbra e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Segundo o executivo, Coimbra passa a ter quatro EIP, que representam “um acréscimo no apoio municipal a estas associações, que já é superior a 180 mil euros por ano, bem como o investimento na Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores, que reforça a capacidade operacional no concelho”.
As equipas são constituídas por cinco elementos que estão em permanência nos quartéis de bombeiros para ocorrer a qualquer situação de urgência e emergência registada no concelho.
A primeira EIP de Coimbra foi criada a 04 de maio de 2018 e a segunda a 04 de abril de 2019, também nos Bombeiros de Brasfemes e de Coimbra.
De acordo com o executivo, a Câmara de Coimbra apoia anualmente a atividade das associações humanitárias do concelho com cerca de 100 mil euros, a que acrescem cerca de 80 mil euros para financiar as duas EIP já existentes.
Comentários