No próximo dia 18 de outubro (sábado), o SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta, na Sertã, acolhe a ação de formação “Cogumelos – do Prado ao Prato”, entre as 14:30 e as 19:30.
Dirigida a produtores agrícolas e florestais, empreendedores e a todos os interessados em explorar as potencialidades do cultivo de cogumelos, a participação nesta formação é gratuita.
Esta ação de formação conta com o apoio do Município da Sertã e integra o projeto “Cogumelos – do Prado ao Prato”, financiado no âmbito da iniciativa Alimentação Sustentável da Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030, coordenado pela Universidade de Coimbra e desenvolvido em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Organização Florestal Atlantis e Pinhal Maior – Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul.
A formação tem como objetivo valorizar resíduos agrícolas e florestais para o cultivo de cogumelos, estimular a produção integrada com rastreabilidade e promover o consumo sustentável deste produto.
Durante a sessão serão abordados temas como: Biologia dos fungos e história do cultivo de cogumelos; Técnicas de cultivo e manutenção de inóculo; Produção sustentável de cogumelos e substratos; Propriedades nutricionais e medicinais; Viabilidade económica e mercado.
A formação será ministrada por Ricardo Torres (FungiPerfect) e Anabela Marisa Azul (Universidade de Coimbra), apresentando também uma componente prática, com exemplificação de produção sustentável baseada em formulações desenvolvidas no âmbito do projeto.
A participação na ação de formação “Cogumelos – do Prado ao Prato” é gratuita mas carece de inscrição, até 17 de outubro, junto da Pinhal Maior através do e-mail pinhalmaior@hotmail.com ou pelo telefone 274 600 130.
Comentários