A Cleanwatts, empresa portuguesa pioneira em Comunidades de Energia (CE), anuncia a criação de um novo projeto com uma potência instalada de 185.64 kWp no Externato Cooperativo da Benedita, em Alcobaça.
Com 312 painéis fotovoltaicos e uma produção anual de 240 MWh, a instituição vai ter uma poupança média na tarifa de eletricidade superior a 50%, bem como uma maior independência energética. Para além disso, será evitada a emissão de 119 toneladas de CO2 por ano.
O Externato Cooperativo da Benedita já está a consumir energia da sua central fotovoltaica desde finais de setembro. A Comunidade de Energia, que aguarda aprovação para entrar em funcionamento, permitirá partilhar o excedente de energia com futuros membros, proporcionando-lhes uma tarifa média 20% inferior às tarifas energéticas de mercado – o equivalente a uma poupança anual de uma fatura mensal de eletricidade.
“O futuro está nas crianças do Externato Cooperativo da Benedita, mas também em modelos inovadores como as Comunidades de Energia. Estes projetos, com enorme significado social, económico e ambiental, demonstram o poder da colaboração entre tecnologia e comunidade. A Cleanwatts tem como missão democratizar o acesso à energia limpa e acessível, sendo o exemplo do Externato Cooperativo da Benedita inspirador: uma instituição que educa para o futuro e que agora também o constrói, através da sustentabilidade”, afirma o CEO da Cleanwatts, Pedro Antão Alves.
O Externato Cooperativo da Benedita é uma escola que integra cerca 990 pessoas, entre alunos, pessoal docente e não docente. Com Contrato de Associação com o Ministério da Educação, oferece ensino gratuito a centenas de alunos. A futura Comunidade de Energia terá capacidade para apoiar várias empresas, negócios e famílias da região, promovendo o desenvolvimento local e a transição energética.
“Esta parceria com a Cleanwatts representa um passo decisivo na concretização do nosso compromisso com a sustentabilidade. Queremos ser exemplo para os nossos alunos e para a comunidade onde nos inserimos. Produzir e partilhar energia limpa é, para nós, uma forma de educar para a responsabilidade ambiental e de contribuir ativamente para um futuro mais sustentável”, explicam o Presidente do Conselho de Administração da Cooperativa, Nuno Sardinha, e a Diretora do Externato Cooperativo da Benedita, Marisa Ferreira.
Com este projeto, o Externato Cooperativo da Benedita junta-se ao crescente número de Comunidades de Energia em Portugal, promovidas pela Cleanwatts, que já ligam cidadãos, instituições e empresas num movimento conjunto rumo à descarbonização e autonomia energética.













Comentários