O Cineteatro Messias, na Mealhada, vai receber, entre fevereiro e abril, quatro filmes históricos portugueses digitalizados pela Cinemateca Portuguesa, no âmbito do projeto FILMAR.
O ciclo inicia com a projeção, na quinta-feira, do filme do luso-francês Carlos Vilardebó “As Ilhas Encantadas (1965), que conta com a interpretação especial de Amália Rodrigues.
A ligação ao FILMAR surge no âmbito do projeto “Encontros”, de cinema e audiovisual, desenvolvido pelo Município da Mealhada, em colaboração com o Cineclub Bairrada e a Aderno – Associação Cultural.
Escolhendo as quintas-feiras como dia preferencial para o cinema de autor, o Cineteatro Messias promoverá sessões para a comunidade escolar (10:30) e para o público em geral (21:30), com dois filmes a serem exibidos em fevereiro, um em março e o último em abril.
“Ao todo, vão ser projetados cinco filmes: quatro no Cineteatro Messias e um quinto na Mata Nacional do Bussaco”, revelou a Câmara Municipal da Mealhada, no distrito de Aveiro.
“As Ilhas Encantadas” – de Carlos Vilardebó, “A Canção Da Terra”, de Jorge Brum do Canto, “Histórias Selvagens”, de António Campos, e “A Balada Da Praia Dos Cães”, de José Fonseca e Costa estarão em exibição.
Na continuidade deste ciclo, está prevista uma sessão especial ao ar livre, no Bussaco, no dia 20 de abril, onde será apresentado, pela primeira vez, ‘in situ’, o filme Mata Do Bussaco de c.1919, atribuído a Hans Berger, numa sessão de curtas-metragens mudas musicadas ao vivo.
Comentários