O mau tempo causou várias inundações e quedas de árvores nas últimas horas, em Leiria, que condicionaram a circulação em algumas estradas do concelho, revelou à agência Lusa o vereador da Proteção Civil, Luís Lopes.
Sem registo de vítimas ou acidentes associados ao mau tempo, o vereador no Município de Leiria adiantou que, entre as 00:00 e as 10:00, hora do pico da depressão Cláudia, registaram-se 32 ocorrências, sobretudo inundações em habitações e indústrias, quedas de árvore e movimentação de massas.
Uma das situações mais graves foi numa fábrica em Regueira de Pontes, com entrada de água a 30 centímetros de altura, explicou Luís Lopes.
“Também no Centro Social e Paroquial de Regueira de Pontes, uma sala que dá para o centro de dia, ficou inutilizada, mas tudo o resto está a funcionar com normalidade”, informou.
O vereador disse ainda que se encontram várias estradas condicionadas: “Algumas estradas rurais têm a circulação suspensa, como as dos campos do Lis”.
A circulação ferroviária na linha do Oeste, entre a Estação e a Ortigosa, também se encontra suspensa devido a um aluimento de terras.
“Entre as 15:00 e as 18:00 espera-se um desagravamento das condições meteorológicas. Durante esse tempo haverá alguma precipitação intensa, menor do que a registada até agora”, disse.
A proteção civil estará atenta nas próximas horas à preia-mar, pelas 16:00, e à baixa-mar, pelas 21:00.
“Os solos estão pouco absorventes da água que se acumulou, o que obriga a uma monitorização constante no terreno com a presença das equipas de proteção civil e do Serviço Municipal de Vigilância Ambiental, e a manter os condicionalismos em algumas estradas”, observou.
Pontualmente, foram registadas algumas falhas de eletricidade, que estão a ser resolvidas.
Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão a ser afetados desde quarta-feira pelos efeitos da depressão Cláudia, com chuva, vento e agitação marítima fortes, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00:00 e as 08:00 de hoje 415 ocorrências, a maioria das quais relacionadas com inundações e registadas na região de Lisboa e Vale do Tejo.












Comentários