CoimbraDestaque

Chega promete repensar e requalificar todos os espaços verdes de Coimbra

0

 A candidata do Chega à Câmara de Coimbra prometeu hoje repensar e requalificar todos os espaços verdes e jardins públicos de Coimbra, com uma forte aposta na plantação de árvores e contratação de jardineiros.

“Se há coisa que houve em Coimbra nos últimos quatro anos foi menos verde. Os espaços verdes tornaram-se castanhos e os jardins um poço de lixo. Não existiu relva, mas mato”, disse Maria Lencastre Portugal à agência Lusa.

Numa arruada por São Martinho do Bispo, a candidata acusou o atual autarca, José Manuel Silva, da coligação Juntos Somos Coimbra, de ter sido, na história da cidade, o “que cortou mais árvores”.

O relatório que justificou o “corte brutal de uma quantidade de árvores que diziam estar doentes e colocar em perigo a segurança pública não foi validado por mais ninguém”.

“Foi uma dor de alma o que se passou no verão de 2024 com o corte indiscriminado de árvores em boas condições. Poderiam algumas estar doentes, mas atualmente não se justifica cortar uma árvore sem, pelo menos, tentar salvá-la ou replantá-la noutro sítio”, disse.

Maria Lencastre Portugal recordou o abate de plátanos na avenida Emídio Navarro, que começou no mandato do socialista Manuel Machado e terminou com o atual presidente, para concluir que “tanto dá ser PS como PSD, porque as políticas, as atitudes e a prepotência são as mesmas”.

A candidata apontou a incapacidade do atual presidente de ouvir e compreender a revolta do povo, que se manifestou nas ruas contra o abate de árvores.

“Estes brotos que o ainda presidente diz que plantou não passam de pequenas árvores, que nem sabemos se vão vingar porque nem regadas são”, enfatizou Maria Lencastre Portugal, considerando que o património arbóreo é público “e não pode ser desbaratado assim”.

Se for eleita, serão também assegurados recursos humanos para tratar dos jardins e espaços verdes, através da contratação de mais jardineiros e serviços externos, “se não existir resposta pública”.

Além da candidata do Chega são candidatos nas eleições de domingo o atual presidente da Câmara, José Manuel Silva, pela coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/IL/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/MPT/Volt); a ex-ministra Ana Abrunhosa, pela coligação Avançar Coimbra (PS/Livre/PAN); o vereador Francisco Queirós, pela CDU (PCP/PEV); o ex-deputado José Manuel Pureza, pelo Bloco de Esquerda; Sancho Antunes, pelo ADN; e Tiago Martins, pela Nova Direita.

O atual executivo é composto por seis elementos da coligação Juntos Somos Coimbra, quatro do PS e um da CDU.

Notícias do Centro | Lusa

CDU e PS denunciam arraial em Coimbra no último dia de campanha

Notícia anterior

Ministério Público acusa professor da Universidade de Aveiro por comentários homofóbicos

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Coimbra