O Município de Leiria vai assinalar o Dia Mundial do Ambiente, que se celebra a 5 de junho, com um conjunto de atividades ligadas ao Ambiente e à Biodiversidade, no próximo fim-de-semana (4 e 5 de junho), que têm como público-alvo toda a população, sendo dinamizadas pelo Centro de Interpretação Ambiental de Leiria (CIA).
Aliados a esta iniciativa estarão os vizinhos do CIA – Moinho do Papel e o Museu de Leiria – com atividades e visitas guiadas, e vários parceiros institucionais, como a Valorlis e a Águas de Centro Litoral com dias abertos, e ainda o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e o Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CRAS) de Montejunto com uma libertação de Corujas-do-Mato na Mata dos Marrazes.
As atividades terão início do dia 4, com o dia aberto na Valorlis, às 9:30 e às 11:00, com visita às instalações do Centro de Triagem, que permitirá saber mais sobre o processo de separação e gestão de resíduos recicláveis. No mesmo dia, às 14:30, haverá a visita orientada “Era uma vez um moinho de água… “, com visualização dos engenhos do Moinho do Papel em funcionamento e produção de papel de forma artesanal.
No dia 5, a manhã começará com Passeio Familiar de Observação de Aves às 10:00, seguindo-se, no CIA, a Oficina Pais&Filhos “Hotéis para Insetos” e o espetáculo “O Fio da Linha do Horizonte”, no Museu de Leiria, ambos às 10:30.
Às 11:00 terá lugar o dia aberto na ETAR das Olhalvas, dinamizado pela Águas do Centro Litoral, em que os participantes poderão ficar a conhecer o ciclo urbano da água. A tarde será recheada com mais atividades, começando às 15:00 no CIA, com outra Oficina Pais&Filhos, desta vez com o mote “Há Vida na Floresta”, seguindo-se a atividade “Trocado por Miúdos: O Tamanho do Mundo – como Francisco Rodrigues Lobo fez crescer Leiria”, no Museu de Leiria, às 16:00.
Domingo, durante todo o dia, terão também lugar jogos didáticos sobre temáticas ligadas ao Ambiente, e haverá ainda a possibilidade de colaborar na iniciativa “A Cerca do Convento combate as Invasoras”, em que se pretende que os leirienses aprendam mais sobre Espécies de Plantas Invasoras e ajudem a controlar uma das espécies que se tem vindo a disseminar no Jardim de Santo Agostinho – a Erva-Gorda (Arctotheca calendula).
Ao final do dia, pelas 19:30, haverá um momento de contato com a Natureza proporcionado pelo ICNF e o CRAS de Montejunto, com a libertação de três Corujas-do-Mato cedidas por este Centro, que serão devolvidas ao habitat da Mata dos Marrazes.
Este momento será o culminar de uma parceria que começou há dois meses, quando foi encontrado nesta Mata um exemplar juvenil desta espécie que foi encaminhado pelo ICNF para o Centro em Montejunto, onde foi tratado e mantido devido a ferimentos numa asa.
Esta pequena coruja contou com a boa vontade e proatividade dos estudantes e de um professor do Colégio Nossa Senhora de Fátima, e com a ajuda do Posto de Comando de Leiria da GNR, o Centro de Interpretação Ambiental de Porto de Mós do ICNF, e os cuidados dos voluntários do CRAS de Montejunto.
Pelo seu enfoque no tema da Biodiversidade, estas comemorações inserem-se também no âmbito da Semana Verde Europeia – #EUGreenWeek2022 – que este ano se concentra na promoção de atividades e eventos sobre os temas da Biodiversidade, Economia Circular, Pacto Ecológico Europeu e objetivo Poluição Zero.
Todas as atividades são gratuitas, mas sujeitas a inscrição prévia. Para as atividades do Museu de Leiria, enviar email para museudeleiria@cm-leiria.pt; Para as do Moinho do Papel, enviar email para moinhodopapel@cm-leiria.pt; Para o dia aberto da Valorlis preencher o formulário de inscrição em valorlis.pt; Para as restantes atividades enviar email para cia@cm-leiria.pt .
Comentários