Castelo Branco

Centro de Cultura de Castelo Branco investe em salão polivalente

0

 A pista de patinagem do Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB) vai ser convertida num salão polivalente, um investimento de 728 mil euros.

O CCCCB é uma obra da autoria do arquiteto catalão Josep Lluis Mateo inaugurada em 2013 e a sua construção custou cerca de cinco milhões de euros.

O projeto inicial incluía uma pista de patinagem que estava sem utilização há alguns anos, sobretudo após um temporal em setembro de 2021, que arrancou parte da placa do Centro de Cultura Contemporânea, destruindo a proteção acústica agregada ao teto, o que perturba o som do auditório situado em cima deste espaço.

Num comunicado enviado à agência Lusa, o município de Castelo Branco justificou esta alteração ao projeto inicial com o facto de a pista de patinagem estar sem utilização há alguns anos e adiantou que a empreitada “vai consertar esse problema, pois irá aproveitar-se o teto de chapa zincada como cobertura geral e será colocado um teto falso suplementar com todos os detalhes adequados por razões acústicas, mas também estéticas e ambientais”.

O objetivo da autarquia passa também por revitalizar aquele espaço, “dando-lhe uma dimensão social e lúdica, enquanto palco de diversos eventos e iniciativas culturais e sociais”.

A obra representa um investimento de 728 mil euros e tem um prazo de execução previsto de cinco meses.

“A intervenção visa tornar esta área de transição entre a Praça da Devesa, a Biblioteca Municipal e a Loja do Cidadão mais utilizada pelo público. Propõe-se uma total reformulação da pista de patinagem, situada no piso 0 do CCCCB, criando uma sala polivalente, ampla e fechada, preparada para receber diversas iniciativas, como exposições e conferências”.

O CCCCB tem como principal objetivo promover a cultura contemporânea e estimular a criação artística, permitindo o debate e a consciencialização para questões atuais a partir da reflexão que possa ser suscitada a partir das exposições que recebe e das atividades que promove no município.

Foi concebido pelo arquiteto catalão Josep Lluís Mateo, em colaboração com o arquiteto português Carlos Reis de Figueiredo, e foi um dos projetos nomeados para o prémio Miles van der Rohe 2015, o principal galardão de arquitetura europeia.

Notícias do Centro | Lusa

Universidade de Coimbra desenvolve biofilmes para conservar documentos históricos

Notícia anterior

Dia da Proteção Civil com atividades durante um mês na Região de Leiria

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados