Viseu

Centro de Artes e Espetáculos de Viseu começa a ganhar forma com arranque da elaboração do projeto de execução

0

Município de Viseu e atelier de arquitetura Pitágoras celebraram ontem, dia 16 de novembro, o contrato de investimento no projeto de 650 mil euros.

No dia 16 de novembro, foi dado mais um passo importante na concretização do futuro Centro de Artes e Espetáculos de Viseu. O Município e a empresa Pitágoras – Arquitectura e Engenharia Integradas celebraram um contrato no valor de 650 mil euros para a elaboração do projeto de execução do equipamento cultural. O ato de assinatura teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“Viseu merece e terá um novo equipamento cultural à altura, que permita ao concelho e à região incrementar a oferta de eventos e iniciativas para usufruto de toda a comunidade residente e visitante”, salientou o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas. “Neste momento, o Pavilhão Multiusos não oferece condições técnicas e logísticas para o acolhimento de determinados espetáculos e iniciativas, pelo que o concelho carece de um equipamento que possa prestar uma resposta adequada. Esse equipamento será o novo Centro de Artes e Espetáculos de Viseu”, concluiu o autarca.

A duração prevista para a elaboração deste projeto é de 9 meses. Entre outros aspetos relevantes, o projeto deverá ter em consideração uma sala auditório e um auditório exterior, cada um com uma capacidade mínima de cerca de 700 lugares sentados, para além de uma área de restauração. A integração do mesmo no contexto urbano, assim como no espaço público envolvente, será também considerada.

Melhorar e diversificar a oferta de equipamentos culturais, bem como revitalizar, reabilitar e contribuir para a regeneração do espaço urbano, anteriormente ocupado pela ferrovia, são alguns dos objetivos subjacentes à construção deste novo Centro dedicado à Cultura e às Artes.

Tratando-se de uma obra que requer um investimento avultado, o Município de Viseu encontra-se a trabalhar num conjunto de soluções para obtenção de financiamento para a mesma, nomeadamente no âmbito de uma operação urbanística prevista para esta zona da cidade.

Mealhada assinala semana da floresta autóctone com plantação de bosquete empresarial

Notícia anterior

Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital realiza-se a 23 e 24 de março

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Viseu