A exposição “Punctum – O Jazz em Palco”, da fotógrafa Márcia Leça, é inaugurada no dia 28, no Centro Cultural Raiano (CCR), em Idanha-a-Nova, no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Música.
“A antecipar a comemoração do Dia Mundial da Música, comemorado a 1 de outubro, a inauguração será no dia 28 setembro, às 20:30, antes do concerto do Rogério Charraz. Na semana seguinte vão programar-se algumas visitas de escolas”, explicou, em comunicado, o município de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.
“Punctum – O Jazz em Palco” surge no âmbito de um convite feito pelo Festival de Jazz do Funchal, em 2023, e é um breve resumo de um grande arquivo fotográfico construído por Márcia Lessa, ao longo de mais de duas décadas.
“A escolha das imagens resume-se a retratos de músicos, em palco, grande parte deles feitos em momentos de silêncio”, lê-se na nota.
O registo das artes performativas e o fotojornalismo tem ocupado um lugar de destaque no percurso da fotógrafa, tendo colaborado com diversas companhias de teatro, jornais e vários músicos nacionais e internacionais ao longo dos últimos 20 anos.
Desde 2010, Márcia Lessa colabora regularmente com a Fundação Calouste Gulbenkian nas áreas de fotografia e de vídeo onde, em 2014, realizou a exposição de fotografia “Acesso Interdito” sobre a obra de remodelação do grande auditório da Fundação.
Em 2019, publicou com Nuno Catarino o livro Improvisando – A Nova Geração do Jazz Português, editado pelo Hot Clube de Portugal.
A exposição vai estar patente ao público no CCR até 03 de novembro e pode ser visitada de terça a domingo, das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00.
Comentários