A candidatura da CDU à Câmara de Coimbra alertou hoje para a necessidade de se requalificar, com urgência, o Centro de Saúde Norton de Matos, que acolhe três unidades de saúde familiar e uma de cuidados na comunidade.
“É preciso intervir imediatamente, porque, além das questões de climatização, há outras deficiências”, disse à agência Lusa o candidato à presidência da Câmara, Francisco Queirós, que dedicou a manhã de hoje às questões da saúde.
Numa ação de campanha à porta do Centro de Saúde Norton de Matos, que abrange 40 mil utentes, sublinhou que, no inverno, chove dentro do edifício e, no verão, as temperaturas chegam a atingir os 30 graus no interior dos gabinetes médicos e de enfermagem, “superior, por vezes, às temperaturas exteriores”.
Para Francisco Queirós, o atual estado do imóvel é, “de algum modo, emblemático das condições em que se encontram os equipamentos de saúde”, cuja manutenção foi uma das competências delegadas pelo Estado central para as autarquias, a que a CDU se opôs por não ser acompanhada do necessário envelope financeiro.
“Há que fazer uma intervenção em todos estes equipamentos e quem denunciou, mais uma vez, foi a CDU, exigindo bons serviços públicos e com uma pergunta ao Governo, através da Assembleia da República”, frisou.
Apesar de exigir meios financeiros ao Governo para os equipamentos de saúde de Coimbra, considerou que a Câmara liderada por José Manuel Silva, da coligação Juntos Somos Coimbra, está a ter um acompanhamento tardio das necessidades, que “se justifica pela falta de meios”.
“[A Câmara] nem sequer está a colocar uns pensos rápidos e chegou a ser ridículo, na opinião dos próprios profissionais de saúde, a distribuição de ventoinhas no verão, que nem cuidado paliativo era”, enfatizou o candidato da CDU, salientando que esta é uma das suas prioridades.
Embora esteja prevista a construção de um novo edifício no perímetro do Centro de Saúde Norton de Matos, Francisco Queirós esclareceu que não vai resolver a situação, porque “não pode acolher estas três unidades de saúde familiar”.
Além de Francisco Queirós, são candidatos à Câmara de Coimbra nas eleições de domingo o atual presidente José Manuel Silva, pela coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/IL/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/MPT/Volt); a ex-ministra Ana Abrunhosa, pela coligação Avançar Coimbra (PS/Livre/PAN); o ex-deputado José Manuel Pureza, pelo Bloco de Esquerda; Maria Lencastre Portugal, pelo Chega, Sancho Antunes, pelo ADN, e Tiago Martins, pela Nova Direita.
O atual executivo é composto por seis elementos da coligação Juntos Somos Coimbra, quatro do PS e um da CDU.
Comentários